Fashionista,  Look,  Moda,  Tendência

Coturno: dos despojados aos elegantes

O coturno aparece nas mais diferentes versões… com ou sem salto, diferentes aplicações e cores que deixam ele totalmente diferente. Antes era associado a uma aparência mais rústica e hoje é possível compor looks dos mais despojados até os mais elegantes.

Criados para serem usados por soldados no início do século passado, eram bem desconfortáveis, feitos em couro tratados para ficarem impermeáveis e não tinham a distinção entre o pé direito ou esquerdo. A ideia era para o calçado se adaptar ao pé do soldado à medida que fosse usado. A partir do movimento punk nos anos 1970 os coturnos começaram a invadir as ruas impulsionando também por ter caído no gosto dos maiores nomes da música da época.

Um dos modelos que mais fazem sucesso é o com salto, que deixa a atmosfera mais pesada do calçado mais elegante, perfeito para compor os looks noturnos.

A produção básica com jeans e camiseta ganha muito mais estilo quando combinada com um coturno. O visual fica mais poderoso.

As mais femininas também podem usar o coturno já que o calçado faz um contraponto superinteressante quando escolhido para arrematar looks com a atmosfera mais feminina.