Acessórios,  Fashion Tips,  Tendência,  Trend

Que Trend é Essa? Vem conhecer as Tendências do Verão 2024!

 

O tempo esquentou e não foi pouco! A primavera mal começou e já estamos batendo recordes de altas temperaturas. A gente teve uma prévia da onda de calor que viria por conta do verão europeu, onde regiões como a Scicíla, por exemplo, chegaram a 48ºC! Assim, os closets foram dominados por fibras naturais, bolsas de palha, vestidos fluidos, bermudas com shapes larguinhos e muitos tons claros.

O verão pode ter acabado por lá, mas aqui está só começando. Pensando nisso, hoje a gente vai te mostrar as tendências que bombaram no hemisfério norte que já chegaram aqui na Bauarte, e também, as tendências que estão sendo desfiladas agora, na temporada de Primavera/Verão 2024, provando que não vão nos abandonar tão cedo! Bora conferir?

 

Mermaid Core

Para quem acompanha o nosso blog já sabe que esse é o verão das sereias! A gente já avisou que a estética do fundo do mar sereia trend segundo os desfiles de primavera/verão 2023 e não deu outra. Tons metalizados, cabelos longos, pérolas e decoração com búzios invadiram os looks do hemisfério norte e  já podem fazer parte dos nossos.

Basta uma breve pesquisa pelos arquivos de algumas das maiores maisons para se deparar com inúmeras interpretações da estética ao longo dos anos. Yves Saint Laurent, Thierry Mugler, Alexander McQueen, Chanel, não faltam exemplos. Em 2023, mais marcas injetam o frescor oferecido pelo clima de diversas formas. A Loewe opta pelas estampas de motivos marítimos. Já a Blumarine propõe sereias Y2K, com silhuetas pinçadas da virada do milênio, como a tão temida cintura baixa, homenageando até as madeixas impossivelmente longas.

A temporada resort/cruise 24 também confirmou o momento de destaque do mermaidcore em versões para agradar a todos os gostos. Destaque para o desfile Cruise 24 da Louis Vuitton, ambientado na ilha italiana de Isola, a paleta de cores deslumbrante o luxuoso espírito artesanal presente nos paetês graúdos, na escolha de material e nas conchas delicadamente bordadas.

Na prática, existem muitos jeitos de entrar na onda do mermaidcore e trazer um pouco do espírito para os seus looks sem cair no caricato. Acessórios são tiro e queda para aderir facilmente e adaptar ao seu estilo. Tesouros do mar, como pérolas e búzios, já são clássicos nas bijus e podem destacar o seu look quando usados como cintos.

Também dá para mergulhar nas tonalidades, escolhendo entre verde, azul, roxo e choques de cores como coral e rosa. Os brilhos também são indissociáveis à figura das sereias e suas caudas furtacor. Paetês e bordados em escalas variadas assim como detalhes metalizados são a chave para um resultado sereia glam. No quesito texturas, o handmade é aposta, entre eles o crochê, macramê e outros materiais que lembram rede de pescaria. Aqui também podemos mencionar o cinto clássico do verão: o cordão são francisco. Peça chave nas produções frescas e o melhor amigo de quem adora marcar a cintura em um vestido fluido, o item acrescenta um charme em produções com mini saias e até uma calça jeans wide leg, por exemplo, e faz sua referência marítima aos marinheiros . Já o cabelo molhado surgiu em diversas passarelas da última temporada e é uma das melhores formas de inserir o clima sereia no look. As makes também têm papel importante.


EuropeCore

A estética inspirada em férias no verão europeu traz produções frescas e despretensiosas que constituem o (imaginário) armário ideal do verão europeu. Mas e na prática, como faz para injetar o clima Mediterrâneo ao look nosso de cada dia?

Pensem na vibe alegre e leve de quando estamos aproveitando dias off em paisagens quentes, itens que você normalmente não usaria na rotina corrida, alguns detalhes extravagantes… A proposta é mais sobre o mindset e menos sobre tendências específicas, muito embora mangas bufantes, saias com babados, vestidos midi, decotes assimétricos, conjuntinhos de linho e acessórios maximalistas e femininos, como brincos statement ou aplicações de flores e laços, ganhem atenção especial e tenham papel fundamental para se jogar na estética.

A recente collab entre Dua Lipa e Versace foi batizada de La Vacanza, o termo significa “férias” em italiano, e incorpora a essência do Europecore, só que à la Versace. O desfile rolou em Cannes e as peças foram pensadas para compor o guarda-roupa do verão dos sonhos; a coleção solar oferece opções de moda praia para usar nos passeios de barco, a cartela de cores vai do indefectível preto à doce como sabores de gelato. Destaques para o rosa e azul claro, correntes e aplicações de borboletas.

As bolsas de palha, ráfia ou similares são obrigatórias e trazem um ar meio 70’s Jane Birkin que é cheio de charme. Falando nisso, a estética boho, que traz vestidos fluidos, estampas florais e franjas, flerta com o europecore e acrescenta muita informação de moda no seu look.  Durante o verão, as camisas e shorts estilo samba canção ganham força e marcam sua presença na moda praia. Se prepare para ver muitas saídas de praia que te permitem ir da praia ao jantar.

Julie (Reprodução/Instagram)

A cor que predomina na estética são os tons de branco e off principalmente nas roupas, com destaques para o caramelo, bege, metalizados e os coloridos pontuais como o rosa, lima e azul nos acessórios. As cangas coloridas e estampadas também são ótimas para te acompanhar nessa estação. Aqui na Bauarte você encontra desde os modelos mais fininhos que podem se transformar em uma bela saia pareô como uma saída de praia, até os modelos atoalhados, que deixam sua ida à praia muito mais confortável, uma vez que elas permitem que você se seque! Ah, lembrando que temos opções lisas e estampadas, opções de kits com almofada e bolsas para combinar.

 


Azul bebê

O verão é conhecido por trazer os tons pastéis e açucarados ao radar fashion. Mesmo que, este ano, os tons neutros ganham um maior destaque, o azul claro, ou azul bebê deve entrar na sua cartela se você prioriza looks com informações de moda. Famosas como Taylor Swift, Blake Lively, Kendall Jenner, Cardi B e até Nicole Kidman têm apostado em tonalidades claras, suaves e angelicais de azul. E elas não são as únicas, claro. Se olharmos para as passarelas de primavera/verão 2023, veremos a mesma cor despontando em desfiles e se consolidando nas apresentações de Verão 2024.

Kendall Jenner (Reprodução/Pinterest)

O azul bebê pode ser combinado com um look all white, por exemplo, com foco nos acessórios. Se jogue em camisas, cintos e bolsas pequenas com a tonalidade. Ah aqui também vale lembrar que esse tom faz menção à vida de sereia e vai super bem em biquinis e na moda praia. Para quem gosta de ousar mais, nossa dica é fazer um mix de tons pastéis, combinando o azul bebe com tons de lilás, rosa e verde claro.


Quiet Luxury

Para a turma mais urbana, também temos tendências de verão no couro para você apostar. Primeiramente, precisamos falar sobre a ascenção da estética quiet luxury, que preza por itens de qualidade e atemporais, sem ficar preso à tendências passageiras. Assim, voltamos à supremacia dos cintos finos, que já estão dominando os looks e são perfeitos para compor saias e calças mais fluidas. Aqui, eles aparecem predominantemente nos tons neutros, mas com opções em cores pontuais como rosa, azul e lima para quem quer fugir do óbvio. Nossa dica é mesclar dois tons diferentes de cinto fininho na mesma composição, acrescentando criatividade no look.

Laura Jade (Reprodução/Instagram)

Para acrescentar ainda mais elegância nos cintos, eles recebem design abaulado, que deixa o acabamento da peça mais “fofinho”, e acrescenta sofisticação em qualquer look. Outra características são as texturas diferenciadas, como o croco e o lezard. Dessa forma, além de deixar a composição muito mais elegante, as texturas são atemporais podendo se adaptar do verão ao inverno.

E já que estamos falando de tendências atemporais, as combinações de cores bicolor estiveram muito presente no verão europeu em bolsas e sapatilhas. Aqui na Bauarte, ela aparece em cintos atemporais – e tão amado por vocês – e em bolsas nas combinações atemporais. Que tal repaginar seu look urbano básico sem sair da zona de conforto?

 


Essas foram as principais tendências que ainda vamos ver – e muito – nos próximos meses. Já me conta aí qual item que não pode faltar no seu verão, e se ficou alguma dúvida sobre como combinar alguma peça, deixa aí nos comentários que a gente te ajuda! Obrigada pela companhia de sempre e eu vejo vocês na próxima trend, beijo!