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Jeans Obsession: A Volta do Material Mais Democrático da Moda

O material mais democrático e resistente da moda está de volta. A gente já contou por aqui que a estética Y2K, que consiste em revisitar as tendências que dominaram o começo dos anos 2000, conquistou o coração das fashionistas. E depois de calças cinturas baixas, brilho, boinas e caimento super slim, chegou a vez dele: o jeans.

O Início

A sua primeira aparição foi em 1792, em Nimes, na França. O item servia como material para confecção de roupas para trabalho no campo e para as longas viagens de marinheiros. Nessa época, pouco maleável e tingido em tons de marrom, era chamado de Tecido de Nimes e logo passou a ser abreviado para denim.

Não muito tempo depois, em 1837 já na era da Corrida do Ouro na Califórnia, o tecido – com toda a sua tecnologia resistente – chamou a atenção do alemão Levi Strauss. Visionário, importou o material para o solo americano adaptando-o para a indumentária dos mineradores. Assim, ele se transformou em uma versão mais confortável, leve e ainda assim durável.

Assim, em meados de 1860, nascia a primeira calça Levi’s, a 501. Na época bastante diferente da versão atual mas já patenteada e com a mesma potência mainstream e de fácil absorção comercial. A febre cool e com apelo de tendência começa em 1930 através dos outfits de estrelas de filmes western com os famosos cowboys americanos.

A Evolução

Já em 1950 vem o boom absoluto mais uma vez endossado por celebrities de Hollywood como Marlon Brando e James Dean – o eterno bad boy que criou o look blue jeans & t-shirt, receita de estilo adorada e repetida incansavelmente por fashionistas até hoje. Marylin Monroe com o seu glamour sensual também entrou na onda do tecido na época, trazendo a proposta para um nível ainda mais comercial.

Já na década de 70, entram em cena os hippies e sua bossa fun e descolex. A tribo tinha como uniforme o tie-dye e, claro, o jeans estilo boca de sino. Nos anos 80, estrelas do rock, modelos, artistas e cineastas também levantaram a bandeira denim, disseminando-o internacionalmente e trazendo o material também para a cena high fashion.

Dos anos 90 pra cá, o jeans passou por várias transformações e – entre novidades mais ousadas e construções com apelo statement – voltou às suas origens importando a versões mais clássicas para o topo da lista de must-haves das mais descoladas. O material teve seu ponto máximo durante os anos 2000, já que cinturas baixas e croppeds dominaram o closet das celebridades. Os itens conquistaram ícones como Destiny’s Child, Paris Hilton e Naomi Campbell. Quem não lembra do icônico look de Justin Timberlake e Britney Spears durante a premiação AMA em 2001?

Hoje

Em meio a guerra entre Instagram e TikTok, é inegável o quanto a plataforma chinesa se tornou um divisor de águas. Foi lá que a moda dos anos 2000 foi redescoberta (e apelidada de Y2K – sigla para year 2000, ou anos 2000), servindo de inspiração até mesmo para os grandes nomes de grifes internacionais e, logo em seguida, para as fast fashions ao redor do globo.

A Blumarine, por exemplo, dedicou seu desfile Resort 2022 para trazer a estética Y2K e muitas (muitas mesmo) bolsas em jeans, trazendo a volta do material mais democrático da moda. Quem também embarcou no material e na tendência foi a Diesel. Desde a coleção SS 2022 voltou para as semanas de moda, trazendo o jeans como destaque de looks, bolsas e cintos, por exemplo.

E vocês, já se rendaram aos looks all jeans? Conta pra gente!