Comportamento,  Tendência,  Trend

A Moda é…. trabalhar?

Você acorda cedo, toma banho nas pressas, engole o café da manhã, veste as crianças e sai de casa sabendo que só poderá sentar no sofá novamente lá pelas nove da noite. Vai da escola para academia, da academia para o trabalho, do trabalho para buscar as crianças na escola. Chega em casa exausta e ainda tem jantar pra fazer, roupa para guardar e pia para lavar. Essa rotina soou um pouco familiar? Pois bem, essa é a realidade de muitas – ouso dizer pelo menos 90%- mulheres do mundo. E foi a principal questão levantada pelos desfiles nesta temporada de outono/ inverno 2023.

Nesta temporada, os diretores criativos olham para a atividade mais essencial dentro da sociedade – capitalista – que vivemos: o trabalho. Antes mesmo de todo o caos de Silicon Valley Bank acontecer (o banco de São Francisco que quebrou no dia 10 de março) e impactar a economia, nós já estávamos passando por um período um tanto quanto turbulento.

Segundo a WGSN, – empresa de previsão de tendências comportamentais – em 2022 a crise do custo de vida passou a assolar o mundo todo, fazendo com que as pessoas fechassem as carteiras e passassem a valorizar o clean, prático e atemporal. Em tempos de incerteza, as duas constantes são confiança e estabilidade. Assim, a moda volta seu olhar para o essencial, mesmo em momentos de incerteza: o trabalho.

Nos Desfiles

Com o fim da pandemia, as pessoas foram, gradativamente, voltando para suas mesas de trabalho e deixando para trás o sonho do home office. E os looks precisam acompanhar o comportamento do consumidor, certo? Se uma rotina corrida e de multitarefas é meio que a realidade de todo mundo, a moda precisa atender esse novo comportamento. Então looks minimalistas, tons neutros, bolsas práticas e tudo o que remete ao normcore, básico e essencial volta ao radar fashion – e às passarelas.

A miumiu, por exemplo, trouxe esse sentimento com o andar apressado das modelos e cabelos com frizz em, majoritariamente, tons comuns, como preto, branco, cinza, bege e marrom. Enquanto isso, a valentino desfilou 63 looks com gravatas. Sim, todas as suas modelos vestiam gravatas – até quando não pareciam uma – fazendo referência ao ambiente corporativo.

A Saint Laurent trouxe saia lápis, ombros estruturados, camisas e risca de giz nos melhores looks prontos para fechar um negócio durante o almoço. Já a Bottega Veneta desfilou suas já – quase – tradicionais bolsas acompanhadas do que parece uma sacola de papel craft.

Aqui na Bauarte, você encontra modelos de bolsas práticas, atemporais e ideais para te acompanhar na rotina corrida. E aí, já está preparada para colocar seu terninho, pegar sua bolsa e correr a maratona de 10 horas diárias na frente do computador?