Fashion Tips,  Tendência,  Trend

Que Trend é Essa? Tudo sobre a Estética Western

Os feeds e as ruas foram dominadas por peças em franjas, calças boca de sino, veludo e camurça, tons terrosos e cintos mais largos, mas dá onde saiu tudo isso? Hoje vamos mergulhar (ou melhor, cavalgar) na estética Western ou Country, como você preferir, que traz referências do movimento hippie e boho, e já dominou o closet das fashionsetters. Bora lá?

Cá entre nós, os anos 70 nunca realmente saíram do radar fashion. É claro que, assim como tudo na indústria da moda, esse estilo mais boho já passou por momentos de ascendência e descendência. Mas ainda sim é possível encontrar inspirações setentistas e boêmias em nossos visuais. Independente de qual seja a tendência no momento, os detalhes western, as franjas, os vestidos amplos e estampados sempre se fazem presente.

Os looks e trends boho chic de hoje, não são aquilo que vimos no Woodstock ou no início dos anos 2000. A estética evoluiu e ganhou novos aspectos, foi adaptada pela Geração Z e achou uma forma de se encaixar nas tendências de 2022. Seja nas calças amplas ou no excesso de estampas, por exemplo, as fashionistas estão ostentando o estilo boêmio agora de uma nova maneira.

Por que o estilo boho não sai de moda?

Primeiro precisamos entender o que é tendência. Segundo Kotler (2000), o rei do marketing, uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção. Acontece que esse estilo não é apenas sobre vestir. Ele é um estilo de vida. Quem se identifica e assume esse estilo são pessoas que, geralmente possuem uma relação próxima com a natureza e animais, com a música e preza sempre pela paz e o amor.

Mas dá onde ela surgiu?

Bom, tudo com começou com o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a União Soviética (antiga Rússia) e os Estados Unidos travaram uma verdadeira Guerra Fria. Enquanto a Guerra rolava, e se acirrava por conta da corrida armamentista e espacial, o Sonho Americano surgiu. Quem já assistiu a série Mad Men sabe bem do que eu to falando. Basicamente as publicidades e propagandas vieram com tudo e ditaram a regra que, para você ser genuinamente feliz, era necessário ter uma casa, um marido, dois filhos, um cachorro e roupas milimetricamente perfeitas.

Como sabemos, esse plano ideal de vida nunca é genuinamente feliz – e algumas pessoas começaram a perceber. Para completar, a Guerra Fria atingiu seu ponto máximo na Guerra do Vietnã, quando milhares de soldados (tanto americanos, quanto vietnamitas) estavam sendo mortos à troco de nada.

Agora some tudo isso com o assassinato de John e Bob Kennedy, e do líder negro pacifista Martin Luther King, o crescimento da sociedade industrial de consumo e o ascendente fenômeno da juventude como nova força, incluindo a política. Muitos Power surgiram como o Black Power, o Gay Power, o Womens Lib.

Com esse sentimento de revolta, também se iniciou o Movimento Hippie. Os jovens conscientes mostraram que não estavam dispostos a viver da mesma forma tradicional e conservadora da maioria das famílias naquela época. Esse processo teve origem nos Estados Unidos, foi impulsionado por artistas e músicos e se espalhou por vários países do mundo. Os Beatles, The Who, Led Zeppelin, Janis Joplin, Fleetwood Mac e The Doors foram bandas que surgiram nesse contexto e foram responsáveis pela difusão da contracultura em todo o planeta.

Recentemente

No começo de março, estreou no streaming Prime Video a série Daisy Jones and The Six, que trouxe os anos 70 de volta ao radar. Baseada no livro best-seller de Taylor Jenkins Reid, acompanhamos a trajetória de uma banda de rock fictícia. Passamos por sua formação, auge do sucesso, até seu declínio regado à muito rock’n’roll, paixões, trilha sonora impecável, o clima livre dos anos 70 e claro, figurinos que encontram o equilíbrio perfeito entre boho e cool.

Não demorou para termos hashtags nas redes sociais e GRWM que fazem com que você viaje no tempo e se sinta dentro de uma banda de rock.

O filme da Barbie, que é a produção mais aguardada para este anos, também incluiu a tendência no figurino. Logo quando as primeiras imagens de gravação foram divulgadas, surgiram Barbie e Ken no melhor look western sem perder o rosa da boneca.

Filme Saint Laurent

Provando que o estilo cowboy não irá nos abandonar tão cedo, no final de abril (26/04) foi divulgado o primeiro trailer de Strange Way of Life. O novo curta-metragem do diretor espanhol Pedro Almodóvar produzido por ninguém mais ninguém menos que a Saint Laurent Poductions. Sim, a grife francesa conhecida por seu design empoderado e minimalista será a primeira marca de luxo a conter a produção de filmes em suas atividades.

O filme terá cerca de 30 minutos de duração e será uma resposta ao filme O Segredo de Brokeback Mountain, estrelado por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger lançado em 2006. Aqui, Ethan Hawke e Pedro Pascal estrelam a produção, como dois caubóis que se reúnem após 25 anos e reascendem uma antiga paixão. O filme terá sua estreia mundial durante o Festival de Cannes, que ocorre na cidade francesa entre 16 e 27 de maio de 2023.

Como usar?

Já entendeu que a estética country/ western / boho é pra sempre e quer ideias de como usar? Basta observar a base dos elementos. Por exemplo, todo look que segue essa estética conta com jeans, bota e algum cinto com fivela trabalhada. Tendo isso em mente, você consegue brincar melhor com os elementos e ir testando quais fazem mais sentido com o seu estilo pessoal ou o seu closet.

Dá para compor vários cintos, mesclando peças em couro com peças em metais, por exemplo. Aqui o look fica bem original, além de dar uma outra cara à um simples jeans.

Usar e abusar em composições nos tons terrosos também ajuda a criar esse arte vintage. Aposte principalmente nas peças que destacam do look, como uma jaqueta, lenço, cinto, bolsa ou bota. O animal print é uma ótima aposta para completar o visual sem se preocupar, uma vez que essa estampa é atemporal. Se você é mais básica, nossa dica é sempre começar com os acessórios até expandir para as roupas. Agora, se você gosta de um look cheio de informação de moda, a nossa dica é dar uma passadinha na bauarte e soltar a criatividade.

Ah, e não esquece de compartilhar o look de vocês marcando a gente. Já to doida para ver vocês na minha estética preferida <3