Fashion Tips,  Tendência,  Trend

SICC 2023: As principais tendências para o Verão 2024

O clima pode estar frio, mas por aqui já estamos de olho no Verão 2024. E caso você ainda não esteja com as tendências da estação mais quente do ano anotadas, eu vim para resolver os seus problemas! Oie, meu nome é Mariana Geidel, eu sou pesquisadora de tendências aqui na Bauarte e semana passada aconteceu a SICC, Salão Internacional do Couro e do Calçado, lá em Gramado, no Rio Grande do Sul. Como grandes fãs de tendências que somos, estávamos presentes no evento e anotamos tudo o que promete dominar o Verão 2024, seja para você ou para a sua loja. Bora conferir?

Pink

Definitivamente o rosa é o novo preto. A cor foi tendência absoluta, e esteve presente na maioria dos stands, principalmente no tom de pink. Segundo o portal de tendências do consumidor WGSN, a cor promete estar em alta na moda até 2031. Ano passado, observarmos de perto a ascensão da tonalidade com a produção do filme da barbie – que está com data de estreia para 20 de julho!!! – e o desfile Outono/Inverno 2022 da Valentino, que utilizou a cor em todos os looks! Na feira, o rosa nem sempre estava sozinho e foi muito visto acompanhado de tons de laranja e vermelho. 

Preto e Branco

Não é segredo que o minimalismo está de volta ao radar fashion né? Com a ascensão da estética Quiet Luxury, os tons sóbrios ganham força e prometem vir com tudo também para o nosso verão. Durante a temporada de desfiles Outono/Inverno 2023, a clássica combinação preto e branco foi destaque de marcas como Carolina Herrera, Gabriela Hearst, Marni e Jil Sander. Durante a SICC, o duo apareceu em peso, porém de forma discreta, como um detalhe no fecho, ou nas alças estampadas.

Tons Neutros

Já que estamos falando do minimalismo, o verão 2024 promete ser bem fresh. Isso porque os tons de branco, caramelo e preto marcaram sua presença, fazendo referência à estética Quiet Luxury e o período social que estamos passando. Com a instabilidade econômica mundial e mudanças políticas, é natural que o consumidor esteja mais receoso na hora de fazer suas compras, dando preferência aos básicos atemporais.

Laranja

Eleita como a cor de 2023 de acordo com a WGSN e a Coloro, o laranja aparece nesta temporada em uma tonalidade mais suave. A cor é perfeita para o clima brasileiro, trazendo esse ar mais fresh e a vibração radiante que o nosso verão possui. Dentro do laranja, vale ficar atenta nas combinações de cores com rosa e verde. 

Verde

As barreiras entre o mundo físico e digital estão cada vez menores, e é aí que o verde ganha destaque – junto ao roxo e lilás, que acabam se popularizando melhor no hemisfério norte. Fazendo referência ao ambiente digital e à natureza o tom de verde promete marcar a sua presença cada vez mais forte nos próximos meses. Assim, aqui, o destaque vai para o verde esmeralda (ou verde bottega), o abacate e para o lima. 

Metalizados

O metalizado não é nem considerado mais como tendência e já está consolidado no mercado, fazendo essa referência fortíssima ao futuro e, claro, à inteligência artificial. (e há quem acredite que o material irá substituir as peças brilhantes). Para o verão 2024, ele aparece em bolsas grandes e pequenas, e principalmente nos tons de ouro e prata. Aqui os coloridos são pontuais, com destaque para o rosa e o verde.

Alças Trançadas

Como eu contei, o minimalismo é a principal tendência de consumo e comportamento para os próximos meses. Dessa forma, os detalhes nas peças ganham força e surgem principalmente em alças diferentes como alças de miçangas, de cordas, trançadas, e até em metal. É uma ótima opção para destacar aquela peça mais básica e acrescentar originalidade ao produto.

Jeans

Quem acha que o jeans vai ficar preso no inverno 2023, está muito enganado. O tecido promete marcar sua presença no Verão 2024 em modelos de bolsas mais clássicos e estruturados e nas sandálias mais frescas, por exemplo. Durante a feira, não só o material, como os tons de azul prometem dominar a estação mais quente do ano.

Flores

As flores também apareceram nas passarelas da Chanel, Prada e Giambattista Valli durante os desfiles de outono/inverno 2023 e foram tendência instantânea no mundo todo (independente da estação). Para o verão elas continuam marcando presença em texturas, chaveiros e aplicações. Então se você ainda não embarcou na trend, chegou a sua hora!

Mini Bags

As bolsas grandes continuam em alta, porém, durante a feira, os modelos menores apareceram frequentemente em diferentes propostas. Seja com aplicações, em modelos metalizados ou até nos clássicos que te acompanham no rolê, elas já avisaram que não vão deixar as ruas tão cedo e podem ser compostas com modelos maiores. 

E aí? Curtiram as tendências? Tinha alguma que você já sabia que seria tendência? Já tem a sua preferida? Conta tudo aqui pra gente nos comentários! Eu vou ficando por aqui, um beijo e a gente se vê na próxima trend!