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Trend Alert: Os Anos 2000 Voltaram!

Se você não vive em uma caverna, já deve ter percebido que as tão temidas tendências dos anos 2000 voltaram com tudo!  Pode parecer complexa e difícil de entender, a abreviação significa literalmente anos 2000. Sim, Y2K = year 2000 ou, em português, ano 2000. Apesar da obsessão da Geração Z em trazer tendências polêmicas do passado de volta, não temos como negar a força e a presença constante do início do milênio nos dias atuais, tanto na moda, como no comportamento e em todos os outros mercados que envolvem arte ou criatividade. Mas por quê?

Onde Começa a Tendência

Antes de mais nada, precisamos entender que uma tendência nunca surge por acaso. Ela tem como influência quesitos comportamentais, sociais, econômicos e até políticos. Os anos 2000, por exemplo, foi um período de muitas incertezas. Por ser o ano que dava início ao novo milênio, muitas pessoas estavam com medo do futuro que os aguardava. Quem tem mais de 30 anos, pode até lembrar do tão temido bug do milênio, um medo coletivo de que, na virada de 1999 para 2000, os computadores da época não entendessem a mudança e causassem uma pane geral em sistemas e serviços.

Além disso, os anos 2000 também foram marcados por muitas tragédias, como a queda das Torres Gêmeas, climas conturbados entre países e ataques terroristas. Infelizmente, não podemos dizer que em 2022 o mundo está muito diferente. Depois de dois anos de pandemia, a insegurança com o futuro ainda se faz presente em nossos dias, assim como a polarização política, nos motivando à buscar realidades alternativas (oi metaverso!).

Outro ponto que impulsionou a volta dos anos 2000 à moda é a lenda do ciclo dos 20, uma teoria da conspiração que envolve toda a indústria da moda e diz que a cada 20 anos, tudo se repete. Apesar de ser um ciclo óbvio e inevitável da moda, a volta da moda anos 2000 sugere mais uma vez uma necessidade de experimentação das novas gerações que não viveram aquilo na primeira vez e têm como objetivo reviver peças, comportamentos e movimentos do passado.

Assim, entre conjuntos de plush, calça cintura baixa, top de borboleta e muuuito gloss, nós separamos 7 modelos de acessórios que dominaram as ruas nos anos 2000 e estão marcando presença mais uma vez.

Logomania

A logomania, por muito tempo, dominou os looks de celebridades e it girls no começo dos anos 90. A estampa teve seu declínio em 2010, quando o minimalismo passou a ser a tendência da vez.

O comeback dos anos 2000, na estética Y2K foi o principal fator para o retorno das logomanias. Não só ela, mas outras estéticas que ganharam força no TikTok, como o preppy core e old money, também impulsionaram as fashionistas a tirar suas logomanias do armário

Baguete

Sem dúvidas a bolsa baguete é a it bag dos anos 2000. Quem é fã de Sex and the City sabe o quanto suspirávamos ao imaginar desfilar com nossas baguetes Fendi igual a Carrie Bradshaw, por exemplo. O sucesso do modelo foi tanto, que desde 1997, quando foi lançada, a Fendi nunca deixou de vender sua baguette. Ela ganhou novas roupagens a cada temporada, mas continua marcando sua presença.

Com a explosão da estética Y2K, o clássico dos clássicos não poderia ficar de fora, e os tiktokers de plantão garantiram reviver esse clássico mais uma vez. Porém, a versão must have do momento não é a da Fendi e sim o modelo da Diesel, já que une o design clássico da baguete com um ar mais repaginado.

Strass

Depois da pandemia, o mood no street style é exuberância. E não à toa, o strass dominou não só bolsas e cintos, mas como looks inteiros!

Apesar de ter surgido nos anos 80, com a cultura disco, as peças brilhantes sempre são remetidas aos anos 2000, já que foi no início do século que ela foi mais usada.

Metalizado

As peças com acabamento metalizado também foram muito populares no início do milênio. Como falamos, a virada dos anos 2000 foi muito conturbada e existia um grande sentimento de insegurança com o futuro.

Assim, estéticas futuristas voltaram a integrar os closets – e as vitrines – bem como aconteceu durante os anos 1960 durante a corrida espacial. É interessante observarmos que a estética futurista sempre volta à moda, e está muito atrelada com o sentimento do consumidor: se há insegurança com o futuro, o metalizado está em alta.

Bowling Bag

Para quem acha bolsa de mão um pouco formal demais, a Paris Hilton dos anos 2000 está aqui para te provar o contrário! A bowling bag da Prada, teve seu lançamento nos desfiles Spring/Summer da marca, nos anos 2000.

O modelo conquistou tanto as fashionistas, que foi considerada a primeira it bag do século XXI. Desde então a peça marca presença nas mais variadas marcas, tornando-se um modelo clássico e atemporal.

Bandana

Christina Aguilera e Beyoncé foram algumas das trendsetters dos anos 2000, e não poupavam esforços na hora de combinar lenços. Seja na cabeça ou como cinto, a peça também foi muito usada no início do milênio e já pode ser combinada com a sua mini saia de cintura baixa e o seu cropped cut out.

Correntes

Para finalizar essa lista, as correntes não poderiam ficar de fora. Quem foi fã da Mariah Carrey e Britney Spears nos anos 2000 sabe e já desejou um cinto de corrente. Se ele for em esferas ou formato de coração, melhor ainda.

Não é de hoje que vemos os cintos de corrente pelas ruas, mas a peça estava muito atrelada ao verão. Com o boom da estética Y2K, as correntes passaram a integrar as mais variadas composições. Para o look perfeito, nós te damos a visão: quanto mais corrente, melhor 🙂