Fashion Tips,  Tendência,  Trend

Trend Alert: As Tendências da NYFW

Na quarta-feira, 14.09, chegou ao fim a mais recente edição da semana de moda de Nova York, anunciada com muita pompa e realizada sem grandes alvoroços. Quer dizer, com exceção dos desfiles da Fendi e Marni, duas marcas italianas que trocaram as passarelas de Milão atraídas pelas oportunidades do mercado local. Afinal, se tem algo que a fashion week estadunidense sempre entregou foi comercialidade.

Para a próxima temporada de primavera/verão 2023 podemos esperar toques de night luxe com muito paetê, brilhos e tecidos metalizados, assim como também continuaremos a ver cores saturadas e peças handmade. Abaixo reunimos as nove principais tendências de moda que observamos ao longo desse seis dias de NYFW. Bora conferir?

Tons Saturados

Já era de se esperar que os tons saturados e quase neon fossem ficar para a primavera/verão 2023, certo? Ainda estamos vivendo e experimentando novos tempos de liberdade e as roupas sempre vão refletir isso. Em muitos desfiles como Marni, Prabal Gurung, Aliétte e LaQuan Smith, por exemplo, vimos uma explosão de cores vivas e muitas combinações otimistas.

Assim, na Collina Strada, uma profusão de cores, construções e silhuetas armadas alimentam a estética de sua mulher descontraída e preocupada com o meio-ambiente, agora com um pouco mais de elaboração e referências históricas. Plantas, flores e borboletas, por exemplo, aparecem de diferentes formas. Transparência plissados e arranjos de tule chamaram a atenção. Na mais recente coleção desfile, a marca ainda apresentou uma parceria com a brasileira Melissa, com papetes de aspecto derretido, que rapidamente viralizaram no Instagram. Seria a era das bolsas de plástico?

Brilhos e Metalizados

Partindo do princípio do Night Luxe, no que depender da semana de moda de Nova York, veremos muitos vestidos e conjuntos extravagantes que se apoiam, especialmente, em brilhos e paetês. Por aqui já estamos preparadas para um mini revival da década do disco nights e extravagância dos anos 80.

Nas passarelas de Tom Ford, por exemplo, a sensualidade provocativa, velha conhecida das semanas de moda, aparece com uma pitada extra de “disco“. Então, já prepare seus metalizados porque eles não vão sair do radar tão cedo. A coleção de primavera do designer é repleta de brilho, tecidos transparentes e algumas poucas estampas.

Romantismo

Mangas bufantes, vestidos rodados, golas e sapatos de boneca, tudo isso apareceu com uma certa frequência durante a NYFW. Ainda que carreguem um mood muito romântico e nos levem para um passeio em um antiquário vintage, muitas das peças vieram apenas nos detalhes, como os cintos e clutchs da Carolina Herrera.

Franjas

Essa é a temporada das franjas, cordas, rendas e bordados — quanto mais, melhor! E não importa em qual peça, seja nas saias, em croppeds ou em vestidos, a primavera 2023 promete looks com muitos ornamentos feitos à mão.

Texturas

Já a Khaite, da estilista Catherine Holstein, se preocupa mais em criar os códigos indumentários de uma mulher sexy e sofisticada do que uma coleção com tema e estação definidos. Dessa forma, o nome mais novo dessa lista de etiquetas, desfilou trench-coats com estampa de phyton, saias balonê midi e um blazer com aplicação da lapela que não vai sair da nossa cabeça tão cedo.

Quem também apostou na estampa de Phyton foi Tory Burch, em um modelo de bolsa clássico, enquanto Tom Ford explorou as bolsas com textura croco.

Jeans

Tendência na moda evangélica brasileira, a saia jeans longa aparece repaginada nesta temporada de desfiles. A peça, para a qual muitos torcem o nariz, é combinada de uma maneira mais moderna, com cropped bem curtinho e em tom vibrante, na Marni. Já na Altuzarra, o item aparece combinado com um decote profundo e tênis. Outras marcas como Fendi, Luar e Ulla Johnson também mostraram suas versões da tendência.

E já que estamos falando de jeans, as bolsas no material também tiveram seu destaque nas passarelas de Carolina Herrera e Altuzarra.

Maximalismo

Apesar de alguns designers apostarem no minimalismo clássico dos anos 90, ele não foi tão predominante. Depois de dois anos prezando por estéticas como o normcore, o maximalismo toma a frente desta temporada. Looks texturizados, acessórios chamativos, mix chamativos e bolsas nada óbvias apareceram nas passarelas de Gabriela Hearst e da Fendi.

A Tory Burch apostou nos beltbags em formatos nada óbvios, enquanto a Coach apostou na sua bolsa clássica em texturas e estampas diversas.

Brasilcore

Parece que não é só por aqui que estamos vendo uma maior valorização dos tons de verde e amarelo. Durante a NYFW muitas marcas investiram no tão comentado combo “Brasilcore” — entre elas estão nomes como Puma, Gabriela Hearst e Tommy Hilfiger. Apesar de não estarem ligadas, necessariamente, com a pegada do futebol, camisas de time e tudo o que engloba essa estética, não pudemos deixar de notar uma boa porcentagem dessas cores nos desfiles.