Comportamento,  Dicas

Setembro Amarelo: 5 dicas para manter a saúde mental em dia

O mês de setembro é famoso por trazer à tona pautas sobre a saúde mental. Com o objetivo de prevenir os casos de suicídio e informar a população sobre as doenças psicológicas, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) criaram o Setembro Amarelo. O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece no dia 10.

Conversando com profissionais da área, descobrimos que manter um estilo de vida com a mente limpa e organizada pode nos ajudar a prevenir consequências sérias. Em nosso Instagram, entrevistamos a psicóloga Karoline Peixoto que forneceu informações para ajudar a desmistificar as doenças psicológicas e a depressão. Assim, no meio de tanto caos, nós separamos algumas dicas para te ajudar a manter a saúde mental em dia.

Alimentação

Você já deve ter ouvido que nós somos o que comemos, né? Então leve esse lema para a vida! Segundo uma pesquisa realizada na Grã Bretanha, das 200 pessoas que participaram 88% amenizou os sintomas de transtornos mentais depois de uma mudança na dieta. A partir desse estudo, os pesquisadores classificaram os alimentos entre “promotores do estresse”, que pioram o funcionamento da mente, e “promotores do (bom) humor”, que melhoram nosso estado mental.

Porém, é importante destacar que os alimentos promotores do humor não são, necessariamente, aqueles que nos provocam imediatamente a sensação de bem-estar. Açúcar, cafeína, chocolate e álcool, por exemplo, que geralmente são usados para relaxar, proporcionar conforto ou aliviar os sintomas de TPM, são os principais promotores do estresse.

Já os alimentos promotores do humor são extremamente simples. Os pesquisadores conseguiram apurar que o consumo de água, verduras e frutas melhoram nosso estado mental e funcionamento do cérebro. Portanto, eles atuam como fatores importantes no combate à depressão.

Atividade Física

Alimentação saudável e atividade física andam em conjunto e isso não é a toa. Visto que, uma alimentação longe de gorduras pode ajudar na melhora da depressão, a atividade física libera serotonina, trazendo uma sensação de bem-estar. Como resultado, o organismo fica mais disposto para atividades do dia a dia e sente menos o impacto de sentimentos negativos. São fatores que contribuem muito para uma melhora em um quadro de depressão.

Aproveitando que estamos voltando às atividades normais, aposte em exercícios que você possa fazer ao ar livre. A yoga, por exemplo, além de todo o seu benefício à postura corporal, é uma ótima atividade para cuidar da sua saúde mental. O exercício ajuda na concentração, no controle de estresse e no relaxamento.

Fazer uma trilha ou até mesmo um simples piquenique são ótimas opções de se exercitar de um jeito leve e diferente. Sair da rotina para apreciar a natureza vai recarregar suas energias, pode acreditar!

Respiração

A respiração é capaz de controlar nossas emoções. Em 2017, pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que um grupo de neurônios é responsável por regular o equilíbrio entre a respiração e a atividade cerebral relacionada à calma e ao estresse.  Logo, faz todo sentido usarmos desse mecanismo do nosso organismo para nos tranquilizar e relaxar.

Assim, separamos três técnicas de respiração para você já adotar:

Baby Breath

Deite-se, coloque as mãos sobre a barriga e respire expandindo e relaxando a barriga, sentindo ela crescer e diminuir. Faça isso por pelo menos 3 minutos e você se sentirá instantaneamente mais relaxado e tranquilo.

Respiração Quadrada

Inspire pelo nariz por quatro segundo, contando lentamente, depois segure o ar nos pulmões por mais quatro. Expire lentamente pela boca pela mesma quantidade de segundo e, após “esvaziá-los”, mantenha-se assim por mais quatro. É como se você fechasse um quadrado da respiração, fazendo quatro passos por quatro segundos cada. Faça o tempo que sentir necessário!

Nadi Shodana

É um dos exercícios de respiração ligada à prática do yoga. Posicione a ponta dos seus dedos indicador e dedo do meio da mão direita no meio das sobrancelhas, os dedos anelar e mindinho na narina esquerda, e o polegar na narina direita. Nós iremos usar os dedos anelar e mindinho para abrir e fechar a narina esquerda, e o polegar para abrir e fechar a narina direita. Aperte a narina direita com seu polegar para fechá-la, e expire gentilmente pela narina esquerda. Agora inspire pela narina esquerda, e então pressione gentilmente essa narina esquerda com os dedos anelar e mínimo. Remova o polegar direito da narina direita, e expire pela direita.

Decoração

O lugar que ocupamos também afeta nossa mente e a nossa foi muito impactada durante a pandemia. Uma vez que passamos a ficar cada vez mais tempo dentro de casa, as decorações dos cômodos passaram a influenciar o nosso humor. Fique calma! Não vamos dar nem uma dica que dependa de uma grande poupança guardada. Você pode fazer mudanças sutis na decoração da sua casa e elas certamente vão melhorar e deixar sua mente mais harmoniosa.

Ao invés de linhas retas e sólidas, tente apostar em algo com curvas. Em 2020, a autoridade global em tendências de consumo e design, WGSN, reportou que linhas curvas, esferas e cantos mais suaves eram sinônimos de calmaria. Acrescentar plantas e flores é uma ótima composição, já que estas são sinônimos de vida.

As luzes também impactam em nossa mente. Com os dias e noites emendando uns nos outros e misturando os limites entre trabalho e vida pessoal, precisamos controlar as luzes para separar essas duas áreas de nossas vidas. O ideal é usar iluminação direta e clara até terminar o expediente. Quando estiver próximo do horário de encerramento, desligar estas luzes e ligar a iluminação ambiente mais baixa, como abajures.

Tomar cuidado na hora de escolher a cor do seu quarto pode ser essencial na sua noite de sono. Cores quentes como vermelho, laranja e amarelo podem nos dar mais energia, usar essas cores em ambientes como seu quarto pode não ser a melhor escolha, pois pode causar ansiedade. Já cores frias como azul, verde e roxo tem exatamente o papel contrário, podendo passar a sensação de relaxamento.

Busque ajuda

Falar sobre saúde mental sempre foi um tabu que permeia nossa sociedade. Porém, ao contrário do que muitos pensam, elas são reais e podem, infelizmente, acabar com a vida de alguém. Para quem sofre com essas doenças, o melhor a se fazer é procurar ajuda médica. Falar com amigos, dicas para manter a saúde mental em dia, jardinagem e mais outras tantas terapias que são utilizadas como exemplo neste mês como solução não resolverão a doença! É necessário procurar psiquiatras e psicólogos para um diagnóstico certo.

Durante crises, você pode entrar em contato no número 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. Atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.