Comportamento,  Estéticas,  Tendência,  Trend

Gorpcore: Quando Moda e Funcionalidade se Unem

Misture calças cargo, casacos oversized, tecidos impermeáveis, sandálias com meia e um toque de moda das montanhas que o resultado será gorpcore. Os itens sinônimos de pessoas que adoram acampar, expandiram e tornaram-se comuns nos looks de celebridades e, claro, no street style. Bella Hadid, Hailey Bieber, A$AP Rocky, Drake, Kanye West, Kendall Jenner e muitos outros são alguns adeptos da estética.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

Onde Tudo Começou

Tendências mudando cada vez mais, a correria do dia-a-dia, o desejo de estar mais próximo da natureza e o empurrãozinho do período pandêmico, foram os pilares que impulsionaram o nascimento e a popularização do gorpcore. A estética une a ascenção de peças em tecidos tecnológicos, com os tons sóbrios do normcore e acrescenta aquele toque de conforto, tão necessário.

O termo “gorpcore” foi usado pela primeira vez pelo escritor da The Cut Jason Chen em um artigo de 2017 sobre a ascensão desta tendência e suas origens no normcore, caracterizado por peças em tons sóbrios e modelagens funcionais. O termo “gorp” é um acrônimo de “good ol’ raisins and peanuts”, ou “as boas e velhas uvas passas e castanhas” em tradução literal, uma referência à mistura que os trilheiros costumam levar consigo como lanche em suas aventuras. Assim, fica claro que o gorpcore está diretamente ligado a peças esportivas com inspiração no universo das trilhas e caminhadas na natureza.

Se formos traçar uma linha do tempo, nós conseguimos ver alguns elementos surgindo há algum tempo. Em 2018, observamos o boom dos looks com biker shorts e blazers junto com os polêmicos dad sneakers (ou ugly shoes). Desde então, os elementos de academia passaram a migrar cada vez mais para os look sociais. Assim, cada vez mais, jaquetas corta-vento, birkenstocks e pulôveres foram sendo introduzidos em nossos closets, reafirmando a tendência.

O Gorpcore

“O gorpcore atesta a ideia de que nada é mais estiloso do que roupas que não são nem um pouco estilosas. É sobre utilidade e função. Lembre-se, esses são itens originalmente projetados para atividades que são inerentemente funcionais, como andar na neve em temperaturas abaixo de zero ou cortar lenha para fazer fogo”, diz Susannah Tucker, editora sênior da ASOS.

Misturando funcionalidade e utilitarismo numa chave sporstwear, esse estilo toma o streetstyle atualizando a filosofia ‘use o que quiser, não estamos nem aí’, da Vetements. (vetmãns) Sensação ultra-leve, impermeabilidade e movimentos são palavras-chave do Gorpcore. E peças como parkas, corta-vento, jaquetas puffers, bolsas em nylon, papetes e capas de chuva ganham tom fashionable no guarda-roupa de celebs e trendsetters mundo a fora.

Chamado também de “Mountain chic” e “Ugly Beauty”, esse visual é uma mistura de Bernie Sanders, Balenciaga, e botas de trekking, e desafia o que um dia a gente chamou de “pouco estiloso” ou até, numa linguagem mais afiada, de “mau gosto”. Mas para quem sabe que a moda tem esse jeitinho mesmo e até já chamou pochete de queridinha, sabe que é possível sintonizar estilo pessoal com as trends que estão bombando.

Nos Desfiles

E não é só no street style que a estética aparece. As mochilas e papetes apareceram nas coleções masculinas da Prada, as jaquetas estilo saco de dormir na Balenciaga, as pochetes na Givenchy, sandálias com meias na Margaret Howell, as Birkenstocks na Celine, e até na criação da collab Gucci com a marca estadunidense The North Face. Aliás, a Prada foi uma das marcas que impulsionaram a volta do nylon nas bolsas, com a sua Re-Edition 2005 com porta níquel super prático.

E se engana quem pensa que, para apostar no gorpcore, é preciso estar ligado em alguma prática esportiva. “Existe essa ideia romantizada de sair de casa e estar protegido que é muito atraente e algo que as pessoas realmente acreditam – mas que neste caso manifesta mais no guarda-roupa, do que em vez de em aventuras reais de montanhismo. É um truque, mas tudo bem. Nem todo mundo tem acesso às montanhas. Se A$AP Rocky vai usar uma jaqueta, casaco de lã com zíper e bumbag Balenciaga para um fim de semana de esqui intenso? Não. Mas te garanto que ele vai estar estiloso e super confortável”, diz Tucker.

Como Apostar?

A chave é misturar elementos e peças. O estilo utilitário é caracterizado pelo aspecto de funcionalidade, priorizando noções de agilidade e praticidade das peças. Roupas com vários bolsos, modelagens confortáveis, bolsas em nylon e tons neutros estão entre as escolhas mais frequentes para o visual. 

A gente sabe que a textura matelassê é o grande protagonista da nossa época. De todos os tamanhos, cores e formatos de gomos, numa linha minimal ou completamente oversized, esse material tem a versatilidade perfeita para conquistar qualquer fashion lover.  Ele pode aparecer de forma puffer, bem acolchoada, trazendo essa sensação de puro conforto ou ainda como aquele detalhe extra para a peça.

Se você quer apostar na tendência gorpcore, uma boa sacola de viagem é essencial. Se você precisa acomodar seu saco de dormir e fogão de acampamento ou simplesmente busca uma peça grande o suficiente para levar seu notebook e carregador, temos a escolha perfeita para você aqui. Por experiência, sabemos que estas sacolas são confortáveis (graças ao acolchoamento localizado na alça tiracolo removível) e não exigem muitos cuidados. E qual a nossa favorita? Muito provavelmente a sacola rosa, já que seria fácil de localizar caso você a perdesse no deserto.

Misturando Estilos

Para quem ainda tem dúvidas na hora de se jogar na estética, nós temos a dica para você! Um equilíbrio de itens utilitários com peças elegantes, por exemplo, vai conseguir trazer o visual sem parecer literal. Uma maneira fácil de testar a tendência é adicionar acessórios da gorpcore a uma roupa normal, como um bucket hat ou uma bolsa em nylon super funcional.

Ah, e esqueça sua bolsa tote e opte por uma bolsa transversal! Elas não são apenas super estilosas, mas também muito práticas, e é por isso que todo trilheiro sério tem pelo menos uma em seu guarda-roupa.

Agora, se você deseja adotar a estética gorpcore, mas é mais provável que peça um Uber para o seu destino do que se divirta em caminhadas de longa distância, recomendamos uma baguete com porta níquel. Com inspiração na bolsa sucesso da Prada que caiu na graça das fashion setters, a  Re-Edition 2005, você consegue compor looks mais urbanos com a peça sinônimo de praticidade.

Agora queremos saber de vocês! Já estão prontas para apostar na trend mais funcional ever? Conta pra gente nos comentários.