Empreendedorismo Feminino
Sem classificação

Empreendedorismo Feminino, o que é?

Empreendedorismo Feminino

O Empreendedorismo Feminino vêm em uma crescente visível dentro da economia atual e ganhando força

Esse crescimento vêm sido acompanhado desde 2014, pelo SEBRAE, onde identificou um aumento de 18% nos últimos 13 anos.

Principalmente pós Pandemia da Covid, onde o chamado “Empreendedorismo por Necessidade” fez surgir como um movimento onde saltou de 37,5% para 50,4%.

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, é comemorado no dia  11 de Novembro.

Em 2014, essa data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em conjunto com diversas instituições globais e coordenada pela ONU MULHERES

Tendo como objetivo de unir, fortalecer e ampliar os esforços em defesa dos direitos das mulheres e celebrar em todo o mundo, apoiar, empoderar e intuir ainda mais as mulheres na sociedade econômica atual, onde o mercado empreendedor ainda  apresenta desigualdade de gênero e salarial.

EMPREENDORISMO, O QUE É?
EMPREENDORISMO, O QUE É?
 
 
Vamos começando por entender o que significa a palavra EMPREENDEDORISMO?

Segundo o site: significado.com, o conceito de empreendedorismo é: 

– empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo usado no setor empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos.

 

É também, reconhecer as oportunidades e as necessidades , desenvolver para algo lucrativo e rentável. Assim como quem consegue reconhecer um problema empresarial, por exemplo e conseguir reverter para algo que se torne lucrativo para a empresa como para o cliente.

 

De extrema importância para o desenvolvimento social e econômico, pois é através desse movimento que surgem as novas idéias, as atualizações e melhorias nos serviços prestados pelas empresas.

Melhora na qualidade dos produtos e serviços, gerando idéias de integração com a sociedade e suas necessidades. Atualmente até ambientais, como criação de produtos sustentáveis e ecológicos.

Crescimento do Empreendorismo Feminino

Como se distingue o que é o EMPREENDEDORISMO FEMININO?

Existem diversas categorias de Empreendorismo, como por exemplo: 

  • Empreendedorismo Social
  • Empreendedorismo de Negócios
  • Empreendedorismo Corporativo ou Intraempreendedorismo
  • Empreendedorismo Individual
  • Empreendorismo Feminino
  • Empreendedorismo corporativo

Entre outros…

  O surgimento de várias linhas de empreendedorismo se deve à individualidade e capacidade de cada pessoa. Contudo, todos eles exigem persistência e comprometimento e, quando bem executados, geram retorno desejado.

Loja de roupas e acessórios

O Empreendedorismo  Feminino é uma das categorias existentes no Brasil.

E uma das mais importantes, ja’ que engloba o empoderamento da mulher atual, firmando sua posição de liderança na sua empresa ou função,  crescente e significativo número de mulheres empreendedoras, que geram empregos e renda.

O que muito diferencia é que, para uma grande parte das mulheres empreendedoras, ela têm que incluir em sua rotina de trabalho, a sua rotina de mulher, de mãe, de esposa, de motorista dos filhos… enfim, incluir uma “dupla jornada”.

Ter a iniciativa e a coragem de enfrentar  barreiras,  quebrar paradigmas sociais e salariais, lutando por uma sociedade menos desigual e mais justa, firmando o seu caminho profissional e manter a sua Autoconfiança.

Loja de Bolsas
Loja de Bolsas
Loja de Bijuterias finas
Loja de Bijuterias
Loja de Cintos
Loja de Cintos

Quais tipos e empreendedorismo feminino existentes?

É enorme a lista de grandes empreendedoras de sucesso e empreendimentos fortemente firmados por mulheres no comando existentes no Brasil. Hoje vamos listar aqui apenas alguns tipos de  empresas ou trabalhos mais presentes no mercado atual , liderados por mulheres:

Mas, lembre-se que são apenas referências para se usar como inspiração pra você que está à procura de uma idéia.

As Mulheres são capazes de muito mais!

  • Salão de beleza
  • Corte e costura
  • Loja de Cosméticos
  • Restaurantes e lanchonetes
  • Empresas Relacionadas à Festas
  • Pet Shop
  • Loja e Venda de Acessórios
  • Loja de Vestuário 
  • Agências de Fotografia, Modelos e Gestão pessoal
  • Livraria
  • Farmácia
  • Escolas de Idiomas
Dicas importantes

O empreendedorismo é uma grande oportunidade de você conseguir sua independência financeira, apesar dos desafios.

-Procure o autoconhecimento, assim você saberá lidar com seus limites e vai descobrir até onde pode ir, o quanto pode desenvolver seu potencial e saber como administrar e resolver os desafios.

-Escolhido o objetivo que quer seguir, antes de colocar em prática faça uma relação de tudo o que você precisa para abrir e administrar o seu negócio. Por exemplo: um Salão de Beleza, o que você precisa? Quais profissionais são necessários pra atuar junto? Quais são os fornecedores? Quais são os ítens que precisa ter num salão de beleza?… 

Temos como exemplo a Bauarte, onde possui produtos no atacado, com grande variedade e modelos, cores e valores acessíveis para quem quer lucrar com bolsas, cintos e acessórios.

Assim, você conseguirá verificar seus recursos financeiros, o quanto precisa investir pra iniciar seu negócio, controlar horários e recursos, tornando fácil atingir o seu objetivo.

-O conhecimento é sempre uma grande arma para o desenvolvimento, por isso estude, pesquise, especialize-se, compare e compartilhe conhecimentos. Você só têm à ganhar.

-Procure manter preços e serviços atrativos e de qualidade, afinal: “Um cliente satisfeito é sempre o que retorna e quem te indica! “