Moda,  Tendência

O Artesanato é a Tendência do Verão 2022

A pandemia pelo corona vírus causou inúmeras mudanças em todos os setores, e com a moda não foi diferente. Estamos cada dia mais próximos de voltar ao normal, e a Bauarte como uma loja feminina de varejo e atacado analisou as principais tendências de acessórios para o Verão 2022, seja para você ou para a sua loja.

Durante o período incerto de isolamento social, houve uma grande mudança no comportamento do consumidor, que se voltaram para a busca de um estilo de vida mais simples, em contato com a natureza e com as atividades manuais. No primeiro semestre de 2020, as buscas por pijamas e homewear aumentaram significativamente de acordo com o Google Trends, mas quem liderou as buscas nesses seis meses foi o artesanato. Para aliviar a tensão do momento, as atividades manuais conquistaram os corações de muita gente que acabou se rendendo a esse hobbie. O termo crochê, por exemplo, teve aumento de busca de 110%, e a procura por folha aquarela disparou 300% só no Brasil.

Diante de todo esse cenário, se iniciou um movimento liderado pela geração Z (os novos criadores de tendência que são usuários assíduos no TikTok) denominado Craftcore. Esse movimento surgiu a partir de um outro, que provavelmente você já ouviu falar, conhecido como Cottagecore, explodindo no meio de 2020 em redes como TikTok, Pinterest e Instagram.

Os dois estilos transmitem a nostalgia da vida no campo, trazendo o amor pelos animais, o contato próximo com a natureza e a prática frequente de atividades manuais, em um processo de desaceleração do modo de vida que estávamos acostumados. Aposto com você que nos últimos meses estampas florais, fotos de varal de roupa, piqueniques, louças de porcelana e a estampa trend xadrez vichy tomaram conta do seu feed, seja qual for a sua rede social preferida.  No Craftcore as atividades manuais, como artesanatos, pinturas e costura são o foco principal, já que funcionam como uma tentativa escapista de conectar mente, corpo e espaço.

Foto: Amaka Hamelijnck, Paula Sutton, Anna Winck (Reprodução/Instagram)
Foto: Amaka Hamelijnck, Paula Sutton, Anna Winck (Reprodução/Instagram)

O Artesanato nas Passarelas SS/2022 

Seguindo esse espírito escapista, a moda para o verão 2022 traz sensações de leveza e despreocupação, como uma espécie de fuga de realidade para os nossos dias. Tecidos de linho, laise, bordados e em palha invadiram as passarelas, marcando presença nos principais desfiles e fazendo com que esse mood handmade (feito à mão) e relax se torne a tendência do verão.

Para a tão famosa e criativa geração Z, “cringe” é quem busca constantemente se encaixar em um único estilo, sem levar em conta o seu próprio gosto e as peças que te fazem se sentir bem. Logo, a busca por exclusividade nos produtos também cresce, fazendo com que os produtos manuais sejam ainda mais valorizados. Tudo o que é produzido artesanalmente carrega uma história, e são artigos únicos, delicados e compostos por matérias-primas naturais.

Palha

As bolsas de palha e junco, por exemplo, deixaram de ser exclusivas da moda praia para invadir as ruas. Justamente por trazer esse aspecto rústico que se transformou em tendência, a palha é um material que permite um bom acabamento, podendo ser misturada com couro e tecidos sintéticos. Ela aparece como maleta, tote e bucket bag nas passarelas de Etro, Ulla Johnson, Tom Ford, Altuzarra e Fendi.

Foto: Tom Ford, Etro, Ulla Johnson, Altuzarra e Fendi (Reprodução/Divulgação)

Inspire-se na Bauarte

Bauarte – Bolsa Crossbody de Palha Trançada

 

Os chapéus de palha também dominaram o street wear tanto aqui no Brasil, quanto na gringa, crescendo sua procura em 130% nos últimos dois meses. E se engana quem acha que o item se limita apenas à acessório. Nos últimos dias, houve uma crescente busca do item ligado à decoração! Além de deixar seus acessórios mais organizados, a composição é capaz de adicionar aquele toque fashionista para o seu lar.

Bauarte – Chapéu de Palha Moda Praia

 

Foto Decoração: Nicolas Tosi (Reprodução/Pinterest)

 

Chapéu em modelo australiano, feito em Rattan uma fibra de palmeira asiática. Usado por surfistas, foi propagado por Kelly Slater.

 

Rede Pescador

A tendência de artesanato não se resume apenas à palha. O estilo rede aparece nos desfiles de Burberry, Dior e Simone Rocha, trazendo o mood praiano com detalhes vazados que dão aspecto de rede de pesca. Esse tipo de material surgiu como detalhe para os esportivos e não demorou para conquistar os outros segmentos com um toque a mais de sofisticação. Os modelos são decorados com pedras sofisticadas, cores, tassels e até PVC para recriar a cesta de compras.

Tramas naturais como ráfia, crochê e cordas invadem os cintos, afirmando ainda mais esse contato com foco no natural. Eles compõem o styling em looks com a pegada mais urbana e em túnicas fluidas para serem utilizadas como saída de praia.

 

Inspire-se na Bauarte

Bauarte – Handbag em Macramê e Alça de Madeira

 

Bauarte – Handbag em Ráfia

 

Bauarte – Cinto em Palha Trançada

 

Curiosidade: Você conhece a Gucci Bamboo?

Outro ponto que chamou nossa atenção durante os desfiles Spring/Summer 2022, foram as alças de bambus presentes em bolsas e malas. Mas se engana quem acha que esse tipo de alça é algo recente. Em 1947, a Gucci Bamboo foi introduzida no mundo devido à escassez de couro devido ao período pós-guerra. O bambu era um material durável, maleável e facilmente exportado pelo Japão.

 

A tote bag foi sucesso entre celebridades e mulheres da alta sociedade, como Elizabeth Taylor, Lady Di, Naomi Watts e Jennifer Lopez. A popularidade da bolsa foi tamanho, que o bambu entrou oficialmente para a lista de materiais da casa italiana.

 

 

Celebridades com a Gucci Bamboo

Roma 19/06/1996
Foto: Lady Di (Daily Mail/FARABOLAFOTO)
Foto: Naomi Watts (Reprodução/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualmente a alça ainda é produzida de forma artesanal. Depois de selecionarem os bambus sem machucados, ele é amolecido e processado à mão sobre uma chama aberta. A alça é revestida em várias camadas de verniz e vai ao forno para obter o acabamento marrom dourado. Depois de resfriadas as alças são aplicadas no topo da bolsa.  Para a confecção a bolsa requer 140 peças separadas e 13 horas de trabalho!


Agora queremos saber de vocês! Já estão preparados para trazer o artesanato para além da moda praia? Nós já conseguimos pensar em inúmeras combinações de looks urbanos com as peças e não vemos a hora de usá-los!