Sem classificação

Retrospectiva Bauarte: As Tendências que Dominaram 2022

E lá se foi mais um ano. Se tivéssemos que definir 2022 em uma palavra, seria recomeço. Depois de dois anos de muitas incertezas e dúvidas, 2022 trouxe a luz no fim do túnel que tanto ansiávamos. Retomada de festivais de música, festas e reencontros com pessoas queridas, por exemplo, marcaram este ano.

Com tanta informação nova em nossas vidas, várias tendências de moda e comportamento surgiram em nossos feeds. Teve a volta (com força) dos tão temidos anos 2000, uma imersão no mundo pink da Barbie, o contato com a natureza e utilitarismo com o Gorpcore e até uma ligação forte com o futuro do Metaverso. Para relembrarmos tudo o que rolou, criamos a retrospectiva das tendências para vocês elegerem suas preferidas. Bora conferir?

Y2K

Apesar da obsessão da Geração Z em trazer tendências polêmicas do passado de volta, não temos como negar a força e a presença constante do início do milênio nos dias atuais, tanto na moda, como no comportamento e em todos os outros mercados que envolvem arte ou criatividade.

As chaves dessa tendência são as temidas calças cinturas baixa, logomania fever, strass, correntes e baguetes.

BarbieCore

Desde que Margot Robbie foi anunciada como a protagonista do filme da Barbie, e apareceu usando rosa da cabeça aos pés, não se fala em outra coisa. Não restam dúvidas de que agora, mesmo adultas, o universo da personagem fashionista volta a circular em nossas vidas, e mais do que isso, nos fazendo desejar a cor favorita da loira mais famosa do mundo.

A estética Barbiecore é marcada por trazer muito pink e silhuetas estruturadas, marcas registradas do estilo da boneca.

Metaverso

A moda futurista começou lá nos anos 1960 nas passarelas do estilista francês Andre Courrèges, com roupas tecnológicas, metalizadas, com recortes ousados e diferentes, por conta da virada do milênio, nos anos 2000.

Hoje, em 2022, estamos bem longe do próximo milênio, porém, ao mesmo tempo, já ouvimos falar de realidade alternativa, metaverso e até viagem ao espaço. Dessa forma, os metalizados tomaram conta das vitrines e feeds por trazer essa atmosfera futurista.

GorpCore

Misturando funcionalidade e utilitarismo numa chave sporstwear, esse estilo toma o streetstyle atualizando a filosofia ‘use o que quiser, não estamos nem aí’. Sensação ultra-leve, impermeabilidade e movimentos são palavras-chave do Gorpcore. E peças como parkas, corta-vento, jaquetas puffers, bolsas em nylon, papetes e capas de chuva ganham tom fashionable no guarda-roupa de celebs e trendsetters mundo a fora.

A chave é misturar elementos e peças. O estilo utilitário é caracterizado pelo aspecto de funcionalidade, priorizando noções de agilidade e praticidade das peças. Assim, roupas com vários bolsos, modelagens confortáveis, bolsas em nylon e tons neutros estão entre as escolhas mais frequentes para o visual.

Night Luxe

Depois de quase dois anos sem festas devido à pandemia do Coronavírus, nós já podemos voltar a sorrir (e tirar o glam do armário).

Um mix da moda dos anos 20 que referencia “O grande Gatsby” e melindrosas, por exemplo, são uma boa definição para a estética. Paetês, cristais e todo tipo de brilho é o jeito mais fácil de entrar no mood night luxe, seja através do look completo ou dos detalhes nos acessórios.

Festival Lovers

Sim, este ano os festivais voltaram com tudo em nossas vidas. Dessa forma, é natural que algumas dúvidas surjam em nossa mente como: onde levar celular, documento, dinheiro ou cartão, capa de chuva e outros objetos sem cair na armadilha das grandes bolsas. Para você aproveitar 100% essa experiência é necessário um modelo ideal prático, funcional e que ainda permita deixar as mãos livres para curtir os shows.