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Fashion Tips: Como Tirar Fotos Sozinha?

Já falamos para vocês a importância do empreendedorismo feminino e como as redes sociais abriram portas para pequenos negócios. Seja para a sua loja ou para o seu perfil pessoal, entender como tirar uma boa foto já se tornou uma necessidade da vida moderna. Manter um feed harmônico, hoje em dia, vai além de apenas estética e para muitas pessoas significa trabalho.

Uma boa imagem é capaz de atrair a atenção de seus clientes e despertar a vontade de conhecer mais sobre o seu produto. Mas se você ainda está insegura com as suas fotos, ou precisa dar aquela arrumada na sua lojinha online, neste post separamos dicas valiosas para tirar fotos sozinhas.

Já adiantamos que não precisa entrar em pânico! Não precisa de câmera profissional, nem de estúdio fechado. Com as dicas de hoje, a gente promete alavancar as fotos do seu instagram com o que você já tem em casa, como seu celular, uns livros e um lençol.

Boa Iluminação

(Reprodução: Divulgação)

Pode parecer óbvio, mas a iluminação é o ponto principal para uma boa foto. E a luz natural é sempre a melhor escolha! Tire suas fotos de dia, de preferência com as luzes matinais (entre 7h e 9h) ou no fim da tarde (entre 17h e 18h). Nesses horários, o sol está mais fraco o que gera a luminosidade perfeita para o seu click.

Aproveite que ainda estamos no inverno para tirar as suas fotos. Nessas estações, a incidência de raios solares são mais leves, o que acaba aumentando a grade de horários para o seu ensaio.

Cenário

(Reprodução: Divulgação)

Nosso objetivo é usar o que você já tem na sua casa. Então, pense em alguns dos seus itens de decoração que podem te ajudar a compor uma boa cena, como livros, flores ou até alguma louça bonita que você tenha. O Pinterest é um ótimo lugar para dar uma olhada e buscar referências de fotografias.

Para quem não quer investir em um fundo infinito, os lençóis são ótimas opções para você usar e abusar. Brancos ou coloridos, eles criam a mesma sensação, deixando suas fotos com outro aspecto. Esse truque também ajuda bastante na hora da edição. Se sua loja for voltada para itens menores, como anéis e colares, você pode investir em cartolinas coloridas, uma vez que elas cumprem o mesmo papel do lençol.

Lembre-se sempre que o foco da foto tem que ser você ou o seu acessório. Se for optar por fundos coloridos, vale a pena escolher cores que sigam a sua estética visual ou a da sua loja.

Edição

(Reprodução: Divulgação)

Por mais irônico que pareça, nas redes sociais quanto mais natural, melhor. Logo, esqueça os filtros em excesso ou edições super saturadas. Aqui o menos é muito mais!

É claro que sua foto vai precisar de um toque adicional, ainda mais se for usada na sua loja online. Mas não precisa se preocupar com altos investimentos em aplicativos ou câmeras profissionais. Hoje em dia todo mundo tem um celular com câmera, né? E nada que um aplicativo fácil (ou em alguns casos até o seu próprio celular) não adiante para dar aquela valorizada na foto.

Com a demanda crescente do online, as grandes edições passaram a dar lugar às artes gráficas. E, felizmente, hoje existem diversas plataformas (pagas e gratuitas) onde você consegue criar uma foto nada óbvia, como o tão popular Canva, por exemplo.

Equipamentos

(Reprodução: Divulgação)

Se você quer um resultado ainda mais profissional, invista em um tripé ou ring light com suporte para celular. Existem vários modelos que são em conta e cumprem o papel super bem. Esses itens ainda garantem stories e lives com a mesma qualidade do seu post, fazendo com que você deixe de perder audiência.

Fotos com Qualidade

(Reprodução: Divulgação)

Sempre tire suas fotos utilizando sua câmera traseira. Por terem uma capacidade maior que a câmera frontal, suas fotos terão uma qualidade superior, o que acaba influenciando no seu engajamento. 

Pode ser com tripé, suporte na ring light ou até em cima de livros, na estante ou empilhando caixas. O importante é manter o celular estável e sem risco de cair. Espere também pelo menos uns 3 segundos antes de se mexer depois que a foto foi tirada, às vezes o movimento brusco logo após pode atrapalhar.

Explore Ângulos

(Reprodução: Divulgação)

Nem só de lazer vive as redes sociais! Elas também são ótimas ferramentas de pesquisa. Por isso, procure referências de poses, ângulos e enquadramentos no Instagram, Pinterest e até em e-commerces de moda que você goste. Deixe tudo salvo, treine um pouquinho e tente reproduzir alguns deles para sair do óbvio.

Outro ponto importante para ressaltar é dar profundidade às suas fotos. Se tiver local aberto, como um quintal ou uma escada, encontre profundidade para desfocar o fundo ou explore o modo desfoque das câmeras de celular para dar um efeito mais profissional. Vale a pena tirar a foto mais de longe.

Aproveite que está sozinha e deixe a vergonha de lado. Sabe aquela foto com aquela pose chiquérrima que a Kendall Jenner postou no instagram e você amou? Teste! Não há certo ou errado nesse caso, no entanto, evite fotos com ângulos de baixo para cima. Elas tendem a mostrar alguns detalhes indesejados, como a famosa papada ou queixo duplo.

Solte a Criatividade

(Reprodução: Divulgação)

Primeiro respira e se acalma. Não precisa me dizer que você não é criativa, que não sabe por onde começar. O Pinterest está aí pronto para ser seu maior aliado e organizar todas as suas referências. Então aqui, o mais importante é pesquisar!

Alguns exemplos legais para dar uma diferenciada, é usar papéis picados ou montar cenários simples, mas super instagramáveis. Procure pela casa feixes luz na parede, luz lateral e brinque com sombras para deixar a foto mais interessante e menos “chapada”.

Você pode brincar com secadores e ventiladores para entregar uma foto diferente. Ou ainda, apostar em espelhos e brincar com o reflexo. É uma técnica fácil e barata, que resulta em cenários dignos de um profissional, além de ser uma ótima opção para quem trabalha com acessórios e itens menores.

Atualmente, diferenciar o seu perfil é o foco principal de muitas marcas e nada melhor do que ser conhecida por fotos criativas e originais. Na hora de escolher suas fotos pense como o seu cliente e produza fotos que, na pior das hipóteses, vão ser salvas como referência em algum perfil.

Defina seu objetivo

(Reprodução: Divulgação)

Prestar atenção em formatos de imagens também é importante na hora da edição. Com inúmeras redes sociais, é mais que necessário marcar sua presença no máximo possível. E, como sabemos, cada rede social possui sua linguagem e tamanho de imagem. Assim, é necessário traçar um roteiro e definir qual foto vai para cada rede social.

Também é importante ficar atenta ao tamanho das imagens em cada rede. No instagram, por exemplo, o ideal para aquele engajamento é o quadrado 1080 X 1080 px. Já no Facebook, o ideal é 851 x 315 px.


Agora que você já sabe dicas preciosas para bombar seu instagram, já corre pra montar o cenário e aproveitar a luz do dia. Não esquece de dizer aqui nos comentários o que você achou do nosso conteúdo e deixar sua foto perfeita para a gente conferir!