Dicas,  Fashion Tips

Fashion Tips: Como Cuidar dos seus Acessórios?

Já deu para perceber que bolsas e acessórios são as nossas paixões. Eles são responsáveis por acrescentar aquele toque a mais no look, além de serem peças mais que necessárias na nossa rotina.

Falamos semana passada sobre a importância de entender os tipos de materiais e suas diferenças. E tão importante quanto comprar uma bolsa de qualidade, é mantê-la sempre limpa e bem cuidada. Hoje, vamos te contar alguns segredos sobre como armazenar e cuidar de suas peças para que fiquem sempre com aquela aparência de nova.

Couro Legítimo

As bolsas neste material são mais sensíveis em à umidade e ao calor e precisam de alguns cuidados específicos, já que são produzidas em couro legítimo.

Limpeza Externa

Para a limpeza externa, é necessário esfregar uma flanela umedecida tomando cuidado para não encharcar o material. Se você sentir que a peça precisa de uma higienizada a mais, vale colocar um pouquinho de sabão (ou detergente) neutro na flanela e esfregar a peça suavemente. Caso tenha um produto específico para couro, melhor ainda!

Use um pano seco para retirar o produto e o excesso de umidade. Nunca deixe acumular sabão ou água na sua peça, já que podem manchar ou até apodrecer. Depois, deixe SEMPRE a peça secar na SOMBRA! A principal dica para preservar suas peças de couro legítimo é nunca (em hipótese nenhuma mesmo) expor ao sol. E nem pense em pegar um secador, deixar atrás da geladeira, nem nada do tipo. O ar quente faz com que a peça danifique, ressecando-a e podendo até descascar o material.

Caso você não tenha um produto específico para tirar manchas de couro, pode usar um pouco de vinagre branco com uma escova de dente, de preferência velha. Passe um pano úmido para retirar qualquer resquício do vinagre que pode ter ficado na peça. Lembre sempre de fazer teste em uma pequena área antes.

Limpeza Interna

Para a limpeza interna, o primeiro passo é sacudir a peça para que saiam todas as migalhas, papéis e sujeiras pequenas que vão se acumulando. Se achar necessário, você pode até passar um aspirador de pó para retirar todas as sujeiras. Uma vez que a maioria dos forros de bolsas em couro são em tecido, fica fácil esse processo.

Na parte da higienização, um pano úmido (ou esponja com o lado mais macio) com sabão neutro ou de coco promete deixá-la limpinha. Lembre-se de deixar o forro para fora enquanto seca. Mas caso a sua bolsa não possua forro de tecido, o processo de limpeza interna deve ser o mesmo da externa.

Hidratação

Outro ponto importante de ser lembrado é a hidratação da peça. Como o couro é um material que resseca frequentemente, é preciso estar sempre atenta. Nossos especialistas, recomendam uma hidratação a cada 6 meses, pelo menos. As bolsas de mão e cintos são os que mais sofrem, já que são manuseados com mais frequência.

Existem no mercado, kits com limpadores e hidratantes específicos para couro, mas caso você não tenha acesso, separamos um plano B para você. Antes de mais nada, para hidratar sua peça é necessário que ela esteja completamente seca. Lustra móveis à base de silicone e hidratantes corporais sem corantes são itens que você com certeza deve ter em casa e que podem ajudar a dar aquela revivida na sua peça. Azeites de oliva e óleos vegetais também são opções para manter seu couro hidratado. Quando você entende que a pele de couro é, em síntese, uma pele fica mais fácil imaginar o que pode dar certo ou não.

Espalhe o hidratante de forma homogênea, para não deixar nenhuma mancha. Se preferir, pode optar por espalhar com um pano úmido ou esponja, fazendo movimentos circulares. Lembre sempre de deixar a peça secar bem antes de guardá-la.

Armazenamento

Um ponto que muitas vezes é esquecido quando falamos de cuidados com as peças é o armazenamento. Sabe aquele isopor que vem dentro da sua bolsa? Não jogue ele fora! É esse saquinho que vai ajudar sua bolsa manter seu formato original, evitando que ela se deforme. Um saquinho de TNT também é sempre bom, já que as peças costumam soltar tingimento.

Se você armazenava errado suas bolsas de couro, e só descobriu agora, a Bauarte separou uma dica preciosa. Aplique um pouco de vapor (vale levar sua bolsa amassada para o banheiro enquanto você toma aquele banho quente) e você vai ver as rugas do material amenizando.

Inspire-se na Bauarte 

Material Sintético

O material sintético é a alternativa mais comum ao couro legítimo. Por ser mais em conta financeiramente, ele domina o closet da maioria das pessoas, mas não se engane se acha que esse material não precisa de cuidados especiais.

A verdade é que o material sintético é quase tão complexo de manter quanto o couro legítimo. Em sua produção, ele passa por produtos químicos que formam uma espécie de película na peça. Com o passar do tempo, é natural que essa película se desgaste e, se não for limpa ou armazenada corretamente, as rachaduras aparecem ainda mais rápido.

Limpeza

Por mais irônico que pareça, os cuidados com o couro legítimo e o sintético são bem parecidos: nada de sol e pouca água.

Para higienizar sua peça sintética, coloque um pouco de sabão (ou detergente) neutro e espalhe sem deixar acumular o produto. Caso sua peça sofreu alguma mancha mais séria, você pode tentar passar um pouquinho de álcool. Mas olha que é bem pouquinho mesmo e apenas no lugar da mancha.

Depois é só seguir os processos do couro legítimo. Passe um pano para retirar qualquer excesso de água ou produto que possa ter ficado na peça e deixe-a secando na sombra.

Hidratação

O material sintético também precisa ser hidratado. A medida que você vai utilizando sua peça, as rachaduras dessa película vão se tornando mais aparentes. E o melhor jeito prolongar sua vida é hidratando.

Azeite de oliva, óleos vegetais e até o próprio hidratante corporal podem ser aplicados na peça. Só para reforçar mais uma vez, nada de deixar acumular produtos. Assim como o couro legítimo, o sintético é bem sensível às manchas.

Armazenamento

Nada de dobrar! Essa é a dica principal para manter esse material com aparência nova por mais tempo. O saquinho de TNT também é válido para o material sintético, já que quando armazenadas juntas com outras peças, elas tendem a “grudar” e descascar ou até marcar o material.

Também é importante manter em um local seco e arejado. Mesmo que você não vá usar, tire a peça de tempos em tempos do seu armário para evitar que ela estrague.

Inspire-se na Bauarte

Camurça

A camurça ou nobuck é um tipo de couro legítimo, com toque aveludado. Por isso, seus cuidados são um pouquinho diferentes. Mas se engana quem acha que a única alternativa para higienizar as peças é levar na lavanderia.

Limpeza

O método mais seguro e funcional para limpar esse material é a escovação. Com uma escova com cerdas macias, escove a peça no mesmo sentido para remover acúmulos de poeiras e sujeiras.

Para higienizar e hidratar a peça, você pode fazer uma misturinha com uma colher de sopa de condicionador de cabelo na cor branca para três colheres de água. Primeiramente, umedeça um pano e passe na peça respeitando o sentido da fibra. Aplique a mistura suavemente e deixe agir por 10 minutos. Depois, passe um pano umedecido para remover todo o produto e deixe secar na sombra naturalmente. O bônus do condicionador é que ele higieniza e hidrata a peça, deixando-a com aspecto de nova por mais tempo.

Em peças muito sujas ou com mofo, vale testar uma higienização à vapor sem sair de casa. Como? Fácil! Na hora do seu banho da beleza, leve sua peça de camurça ou nobuck junto. Faça esse processo apenas se a peça estiver realmente precisando, já que a água em excesso pode prejudicar o material.

Caso a sua peça tenha sofrido alguma mancha, não se desespere! Separamos uma poção mágica que vai te ajudar nessa missão. Coloque um pouquinho de fubá na área com a mancha e deixar agindo de 8 a 12 horas. O fubá absorve a mancha, principalmente se for de óleo. Depois dê uma escovada na peça e ela estará nova em folha.

Armazenamento

A dica principal é não colocar a peça em lugares propensos à umidade. Evitar sair de casa com peças de camurça em dias chuvosos e armazená-la em saquinhos de tecido também são necessários para prolongar a vida útil do produto. As sacolas plásticas devem fugir da sua visão, já que costumam fazer o material transpirar. Investir em anti-mofos e desumidificantes para o seu closet é mais que válido.

Inspire-se na Bauarte

Tecido

Seja ele o nylon, crochê ou algodão a técnica é a mesma: água e sabão. As peças em tecido normalmente são mais fáceis de cuidar e armazenar, uma vez que os cuidados são mais ou menos os mesmos que temos com as nossas roupas.

Limpeza

Para higienizar sua bolsa um pouco de sabão em um balde de água já vão deixá-la com outra cara. Lembre sempre de enxaguar bem para não ficar resto de produto e remova o excesso de água com uma toalha.

Em peças de tecido, o cuidado deve estar em como esse modelo é confeccionado. Se estamos falando de um nylon, a restrição é apenas o uso de amaciante, uma vez que este pode retirar propriedades do tecido. Já peças tramadas, como o crochê, o cuidado é redobrado e você não deve (em hipótese nenhuma ok?) esfregar.

Agora, se estamos falando de uma mancha localizada, nada que uma esponja com sabão neutro não resolva. Esfregue delicadamente o local e depois enxágue bem. Ao contrário do couro, bolsas de tecido adoram tomar um sol.

Bijuterias

Já que estamos falando de cuidados, as bijuterias sempre são motivo de dúvidas. Mas calma que aqui a gente tem solução para tudo!

Limpeza

Para evitar que sua bijuteria escureça, coloque um pedaço de giz branco no seu porta joias. Ele absorve a umidade e evita que as peças escureçam e fiquem menos reluzentes. Outro costume ótimo para a conservação de seus brincos e colares é passar uma flanela para tirar a oleosidade e restos de cremes e perfumes.

Uma dica preciosa para suas bijuterias que já estão ficando escuras é a boa e velha palha de aço. Aplique suavemente na peça desejada e você verá ela reluzente como antes. Mas esse truque é válido apenas para bijuterias.

Armazenamento

O primeiro passo é a organização. Anéis, brincos e pulseiras já pedem, por si só, um porta joias, e o ideal é que seja com forro de veludo, para não riscar, e com divisórias. Já os colares, o melhor jeito de armazenar é pendurando, assim ele não enrosca e diminui o risco de estourar ou criar nós.

O perfume não se dá muito bem com as bijus, e o ideal é esperar o produto secar na pele para colocar seu colar. Evitar água a todo custo também se faz importante, já que é natural o material perder seu acabamento folhado.

Se suas peças possuem origem natural, seja de palha, bambu, sisal ou madeira, guarde-as em um lugar arejado, uma vez que se ficarem abafadas por muito tempo é normal o aparecimento de mofos e mau cheiro.

Inspire-se na Bauarte 


Agora que você já sabe como cuidar da sua peça para durar anos e anos, aposte em produtos Bauarte. Todos os cuidados de preservação são super necessários, mas adquirir um material de qualidade é o que vai facilitar o cuidado.