Fashion Tips,  Tendência,  Trend

BrasilCore: O Resgate da Estética Brasileira

O Brasil está na moda! Basta rolar o feed do Instagram que influenciadoras devidamente trajadas de verde e amarelo aparecerão na tela. Mas esse resgate não surgiu do nada. Desde 2014, elementos como o verde e o amarelo, a camisa da CBF e até a bandeira do Brasil são associados a um lado da polarização política do país, o que fez com que muitas pessoas se distanciassem desses símbolos.

Porém, com a aproximação da Copa do Mundo e das eleições, surge a necessidade de ressignificar esses elementos, fazendo com que, tudo o que foi tão politizado, volte para um lugar de amor ao próprio país e orgulho ao falar do Brasil.

Como tudo surgiu?

Antes de mais nada, precisamos lembrar que falarmos sobre a ascensão da estética brasileira como tendência internacional do mundo da moda, é importante lembrarmos sua origem. Nas favelas e periferias, as camisas de time sempre foram objeto de desejo, principalmente as da CBF, e usadas mesmo durante a decadência do verde e amarelo. Não podemos colocar os símbolos nacionais do nosso país no âmbito de tendência, sem antes pontuar quem sempre os valorizou.

Voltando para o ponto do resgate e da ressignificação do verde e amarelo, os artistas brasileiros estão sendo vetores indispensáveis no desafio de popularizar novamente nossa bandeira. Nomes como Djonga e Anitta, fazem questão de trazer no peito o Brasil. Em um dos maiores shows internacionais de sua carreira, no Coachella, Anitta usou um look inteiro nas cores da bandeira, levando a estética brasileira mundo afora.

Ah, e não são só os símbolos óbvios da estética brasileira que viraram tendência de moda ao redor do mundo. As Havaianas, chinelo característico do povo brasileiro, também vem ganhando um espaço relevante nos looks de verão das influenciadoras do Hemisfério Norte. Durante a última Semana de Moda de Copenhague, só se via looks com Havaianas. Algo que já fazia parte da nossa cultura há décadas, né?

É muito provável que essa internacionalização da estética brasileira se deva à Copa do Mundo. O Brasil é, e sempre foi o país do futebol. Assim, em um ano onde tudo gira em torno do esporte, fica difícil não olharmos esteticamente para o nosso país.

Como nós não poderíamos ficar de fora dessa estética, separamos 5 acessórios que não podem faltar na hora de escolher o seu acessório amuleto da sorte. Ah, e tem mais! Todos eles estão disponíveis na aba coleção do nosso site de varejo e estão te esperando com 10% OFF!

Motorcycle Lexi

Para quem quer curtir os jogos super estilosa, você, sem dúvidas precisa da bolsa do momento! A motorcycle Lexi é confeccionada em couro metalizado com acabamentos em metais, e é tudo o que você precisa para elevar a produção. Nossa dica é combinar um look verde e amarelo com a peça, ou, caso você faça a linha mais básica, combine a camiseta da CBF com um bom jeans para o look fashion.

Tote Bag Luzia

Quer apostar em um acessório para torcer, mas não quer se prender nas modinhas? Então se joga nas tote bags coloridas! A tote bag Luzia, por exemplo, é aquela peça com espaço para te acompanhar em tudo. Além disso, ela chega por aqui na versão em verde, fazendo referência à estética do brasil. Dessa forma, ela permite com que você torça pela seleção com praticidade e conforto.

Cinto Sally em Couro

O cinto é o item indispensável em qualquer closet. E para quem quer embarcar na estética Brasilcore, mas não se vê andando dos pés à cabeça de verde e amarelo, nossa dica é se jogar nos cintos! O cinto sally é confeccionado em couro e possui fivela com acabamento em metal, acrescentando aquele toque nada óbvio na composição. Para um visual ainda mais fashion, nossa dica é combinar com um cinto de corrente.

Bolsa Hobo Maitê

Já para as patricinhas que não abrem mão daquela bolsa extensão do look, a bolsa hobo maitê é o must do momento. Em design hobo, ela encaixa certinho no braço, além de ser o modelo de desejo das fashion setters de plantão. Nossa dica é combinar a peça em looks com uma pegada mais girlie, como mini saiais e vestidos.

Bucket Hat Fuleco

O item que não pode faltar no look da GenZ! Os buckets hats são ótimos para quem vai acompanhar os jogos em um local aberto, por exemplo, garantindo aquele toque cool na composição e ainda a proteção do sol. Nossa dica é combinar a peça com looks mais street, com tênis, calças e shorts.

Cinto Sasha em Corrente

Se você quer aquele detalhe na composição, mas as cores não são lá a sua praia, então o cinto de corrente é a aposta certa para você! Confeccionado em corrente de metal folhado no banho dourado, a peça recebe detalhe em elos geométricos e deixa a sua produção muuuuito mais cool. Nossa dica é combinar com saias e calças jeans e optar pelas partes superiores lisas. Para ousar um pouco, aposte nos tons da bandeira na parte superior para torcer pela seleção.

Crossbody Kaia

Agora, para as rolezeiras que já estão atentas ao after do pós jogo, a crossbody kaia promete ser a sua maior aliada. Com acabamento metalizado, ela recebe textura de matelassê e possui o tamanho ideal para te acompanhar nos rolês.

Brasilcore – sim, com S – é tendência, mas o uso das cores da nossa bandeira e da nossa camisa, devem ir muito além de uma mera ascendência estética. Vamos usar os símbolos do nosso país com orgulho e lembrando o que eles realmente significam, nosso amor pelo futebol e pela nossa seleção, deixando de lado as problematizações e toda a política envolvida. E quem sabe assim, o hexa não vem?