Fashion Tips,  Tendência,  Trend

Styling Tips: O Que é Coloração Pessoal?

Pode não parecer, mas existem certas cores que favorecem demais os nossos looks e outras que, às vezes, podem tirar todo o nosso brilho. E sim, cara leitora, existe um método quase infalível para você descobrir quais tons são esses. Estamos falando do teste de coloração pessoal, que pode te ajudar a investir em escolhas de roupas, maquiagens e até mesmo uma cor de cabelo mais certeira.

Mas não se preocupe, você não precisa virar refém da sua cartela, afinal, gosto pessoal também existe e o importante é estar bem com o que estamos vestindo. E para te explicar tudo o que você precisa saber sobre coloração pessoal, nós conversamos com uma expert no assunto. A Ana Vaz é consultora de estilo, autora, docente e palestrante das áreas de imagem pessoal e profissional, estilo, moda e etiqueta. Especializada em Consultoria de Estilo & Imagem Pessoal e Análise de Cores pela First Impressions Image Consulting, uma das consultorias líderes de seu segmento no Reino Unido. Além disso, é colaboradora frequente em matérias sobre imagem pessoal, moda e etiqueta, para veículos como: Elle Brasil, Harpers Bazaar, O Estado de São Paulo, O Globo, Jornal da Tarde, Jornal Zero Hora, GNT Estilo, Portal IG, Revista Cláudia, entre outros.

Ficou curiosa para descobrir mais? Então vem sanar suas dúvidas de uma vez por todas!

Onde tudo Começou

Os primeiros estudos sobre colorimetria foram desenvolvidos na entrada do século XX e foram potencializados por volta de 1920, pela escola artística Bauhaus. Foi apenas nos anos 40, no entanto, que Suzanne Caygill, estilista americana e artista plástica, criou o método de análise de cor. Desde então, ela nunca mais parou de estudar o tema, estabelecendo-se como a grande pioneira no assunto.

Entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90, o método foi aprimorado separadamente por Carole Jackson e Mary Spillane, consultoras de imagem e de estilo.

Primeiro, Carole simplificou as ideias que foram propostas por Suzanne, dividindo as possibilidades de resultados nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Poucos anos depois, Mary desdobrou as estações, dividindo-as em 12 categorias:

  • Verão Puro, Suave e Claro;

  • Inverno Puro, Intenso e Profundo;

  • Primavera Pura, Clara e Intensa;

  • Outono Puro, Suave e Profundo

Como descobrir sua coloração pessoal

Para descobrir a sua coloração pessoal, você precisa fazer uma análise com uma consultora de moda. É justamente nessa análise que você vai descobrir as cores específicas que fazem a cor do rosto reagir de formas diferentes, mostrando ou escondendo “defeitinhos” como marcas de expressão, espinhas, buço, manchas e olheiras.

O teste precisa ser realizado na pessoa de cara lavada e com uma faixa no cabelo para isolar o rosto. Com o espelho de frente ao corpo, na altura do pescoço, a profissional utiliza os tecidos com diferentes cores e tons para observar de perto as mudanças que cada cor apresenta na pessoa, a fim de avaliar o que funciona ou não e chegar, ao final do processo, em uma das doze cartelas de cores já citadas como resultado.

Além disso, avalia-se o nível de contraste para saber se ela fica mais valorizada com looks que contrastam mais com sua pele ou que tenham tons mais próximos dela. A maioria das pessoas nem imagina que as cores de uma roupa podem fazer tanta diferença!

Como saber se minha pele é quente ou fria?

Uma boa forma de tentar descobrir se você tem a pele fria ou quente é olhando o seu armário. Quem se sente mais bonita (com cara de saudável, radiante) usando pink, preto, tonalidades de azul e lilás pode ter a coloração mais fria, e quem se sente maravilhosa quando usa peças alaranjadas, douradas, salmão ou turquesa, pode ter a coloração mais quente.

Outra pista da temperatura da sua pele é a reação que ela tem ao sol. Quem tem a pele fria costuma ficar vermelha, enquanto as pessoas que têm a pele quente bronzeiam.

Olhe para as veias do seu pulso. Se forem mais azuladas, seu tom tende para o frio, já se as veias forem mais esverdeadas, seu tom de pele tende para o quente. O tom neutro fica no meio termo, com veias azuis-esverdeadas.

Outra forma é respondendo essas perguntas:

  • Eu fico melhor de dourado (quente) ou de prateado (frio)?
  • Eu fico melhor de marrom (quente) ou de preto (frio)?
  • Você pode fazer essa comparação de frente para o espelho, à luz natural (se for de manhã, melhor ainda!).
  • Coloca um brinco dourado, depois um prata, ou coloca a sua roupinha preta ou marrom do lado do rosto e vai comparando.

Paletas de cores sazonais

Na coloração pessoal, dividimos as cores em paletas sazonais. E cada biotipo é dividido em 4 paletas básicas, que a gente chama de sazonais porque são relacionadas às quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.

As paletas de solstício (verão, inverno) são paletas de cores frias, enquanto as paletas de equinócio (primavera, verão) são paletas de cores quentes. Ficou confuso? Clama, olha essa imagem:

Aqui temos imagens das 4 estações. Percebe que no verão tem muito azul, enquanto no outono tem muito amarelo? Por isso que a paleta de verão é considerada fria (cheia de azul), enquanto a paleta de outono é considerada quente (cheia de amarelo).

Você consegue encontrar a sua paleta sazonal, com esse organograma a sua temperatura, cor dos olhos e cor natural do cabelo.

Contraste na coloração pessoal

Outro truque mais que necessário, é fazer contrastes de cores para ressaltar os seus pontos fortes. Se a pele e os cabelos são claros (ou a pele e o cabelo são escuros), o contraste é bem baixo, então essa pessoa vai ficar mais bonita se repetir o baixo contraste também nas roupas e nos acessórios (tipo blusa branca e blazer rosa claro).

Agora, se a pessoa tem a pele ainda mais clara, mas o cabelo não tão escuro – ou se o cabelo é escuro mas a pele não é tão clara – o contraste diminui. Dessa forma, este torna-se médio, o que pode ser repetido na coordenação de cores das roupas (como camisa rosa e saia cinza, por exemplo).

Já se uma pessoa tem pele clarinha e cabelo super escuro, por exemplo, ela tem um alto contraste entre esses dois tons e pode fazer altos contrastes também na hora de coordenar as cores que vai usar (como uma blusa branca e uma calça preta).

Caso a pessoa com alto contraste use cores de tonalidades muito próximas entre si, a coloração dela não será valorizada. E se alguém com baixo contraste faz uma coordenação super contrastante, a roupa chega primeiro, deixando a pessoa apagada.

Para ficar harmonioso, quem tem contraste pessoal baixo, precisa coordenar roupas com contraste baixo nas cores, e assim com o médio e alto contraste também.  Para saber qual o seu tipo de contraste, basta passar uma foto sua (sem maquiagem) para o photoshop e transformar em preto e branco para ver as escalas de branco, preto e cinza.