Fashion Tips,  Trend

Trend Alert: As Tendências da Semana de Alta Costura

Nós já estávamos morrendo de saudade de um desfile de moda! Para a nossa felicidade, semana passada aconteceu a semana de Alta Costura em Paris, que nada mais é do que um termômetro do que promete vir nos próximos meses, ao mesmo tempo em que reflete esses dois últimos anos tão impactantes.

Os desfiles da Semana de Alta Costura costumam ser a hora perfeita para estilistas e marcas deixarem suas criatividades correrem livre. Sem obrigação se aquele item vai vender ou não, as roupas e acessórios ali apresentados são apenas uma representação de um ideal. Justamente por isso, é durante o evento que podemos ver looks que realmente nos fazem lembrar o porquê amamos moda.

Enquanto alguns diretores criativos optaram por desenhar e construir uma coleção voltada para o otimismo, com aplicações douradas e silhuetas chamativas, outros preferiram apostar na calmaria, na autorreflexão e expressaram isso através de uma certa ausência de cores. Em síntese, ao que tudo indica, continuaremos a ver uma valorização do corpo e peles à mostra, e também, o misticismo chega para abrir novas alas e conquistar seu espaço.

Bom, abaixo você confere um pouco mais sobre as 9 trends que identificamos na semana de Alta-Costura e o que podemos esperar delas:

Brilho e Metalizados

Junto aos looks com aplicações em paetê, os tons e tecidos metalizados, em especial os dourados, também tiveram destaque durante a semana de Alta-Costura. Assim, Azzaro, Julie de Libran e Ronald Van der Kemp foram alguns nomes que exploraram essa tendência nas suas criações.

Rosa

O Very Peri pode ser a cor do ano segundo a Pantone, mas quem realmente se fez presente em grande parte dos desfiles, essa cor foi o rosa. Em alguns, em tons mais açucarados, em outros, em variações vibrantes e ultra chamativas, beirando o fúcsia. Apesar da semana de Alta-Costura esse ano ter sido em tons mais sóbrios, como o preto e o branco, houve, também, um certo espaço para algumas cores.

Tramas e texturas

Elementos naturais, referências sutis ao existencialismo e a astrologia, aplicações e conceitos que remetem a fauna e a flora. Tudo isso foi explorado ao longo dos quatro dias da semana haute couture e poderá influenciar muito nas próximas estações e coleções.

Transparência

Bota esse corpo pra jogo! A transparência veio como uma tendência mais delicada nos desfiles da Valentino e Dior através do tule e da organza. Enquanto isso, Jean Paul Gaultier trouxe algumas propostas mais evidentes através de uma cintura bem marcada, fendas ou de sobreposições com corsets, deixando o corpo em destaque.

Cintura Baixa

Sim, eles estão de volta. A maior trend dos anos 2000 apareceu em calças de alfaiatarias no desfile da Valentino e em saias longas nos desfiles da Chanel e Gaultier. A modelagem também está ganhando cada vez mais adeptos no street style. Em outras palavras, já se prepare para esse crime fashion!

Plumas

Mais uma trend que saiu direto das redes sociais para as passarelas. As plumas estão marcando presença nos armários das fashionistas e aparecem nos desfiles desde nos looks one piece, até em detalhes de mangas, barra e cintura, por exemplo. Além disso, a pluma deixa a peça naquele limite entre o elegante e o sensual.

Cut Out

As peças básicas não tiveram vez nessa temporada. Até as roupas mais simples apareceram com recortes, nos provando que a trend do cut out não promete ir embora tão cedo.

80’s New Look

Apesar de um maior controle das silhuetas nessa temporada, se depender de alguns diretores criativos, as ombreiras bem estruturadas deverão voltar aos holofotes. Se antes essa era uma tendência restrita ao New Look dos anos 80, agora poderá ser reproduzido nos dias atuais com toques mais descolados e atuais.

Acessórios

Além das tendências de moda, os acessórios não foram deixados de lado. Enquanto Schiaparelli seguiu a estética mística, com acessórios surrealistas complementando os looks, a Dior e Jean Paul Gaultier apostaram em ear cuff delicadas e gargatilhas cheias de texturas.