Fashion Tips,  Tendência,  Trend

Trend Alert: As Tendências da Fashion Week

E hoje chega ao fim mais uma edição das semanas de moda. Os desfiles de Primavera/Verão 2023 fecharam esta temporada com as passarelas de Chanel, Louis Vuitton e Ujoh e estamos extasiadas por aqui! Depois de uma temporada com muito brilho e cores vibrantes, essa edição foi mais contida e representou a funcionalidade como desejo nos dias corridos da vida normal. Quer saber todas as tendências? Vem com a gente que te contamos todas as tendências que dominaram as passarelas da Fashion Week!

Duas Bolsas

Como falamos, a funcionalidade reinou nas passarelas! Nesta temporada, as bolsas apareceram acompanhadas de uma menor, ou quase do mesmo tamanho, representando quem passa o dia inteiro fora de casa. Os destaques ficaram para a peça no design biker acompanhada de uma bolsa porta celular, no desfile da Versace; a tote bag no maior estilo sacola de compras da Bottega Veneta acompanhada pela baguete intrecciato clássica da marca; as duas bolsas idênticas unidas na Prada; e a baguete acompanhada de bracelete na Fendi.

All Jeans

Na moda, existe um lema de que a cada 20 anos, tudo o que foi sucesso retorna ao radar fashion. Isso explica o sucesso dos anos 2000 de volta à moda. E se calças de cinturas baixas e baguetes já nos conquistaram em 2022, o ano que vem promete o ressurgimento de outros clássicos.

Quem viveu nos anos 2000 sabe o quão fashion era um look inteiro jeans. Se não sabe, Britney Spears e Justin Timberlake no tapete vermelho do VMA, por exemplo, com certeza vão te ajudar. Em resumo, sim, o jeans está de volta! E segundo as passarelas, ele não vai ficar restrito às roupas, inspirando cintos e bolsas com o material.

A Diesel, queridinha das TikTokers, apostou no material com uma pegada mais destroyed, enquanto a Blumarine nos colocou em uma máquina do tempo direto para o início do milênio. Já a Altuzarra apostou o material em um design mais utilitário, enquanto a Etro combinou bolsas estruturadas com bucket hat em jeans estampado.

Biker Core

Não é de hoje que jaquetas de couro ganham o coração das fashion setters mundo afora. Grande parte do sucesso da estética veio com o lançamento do álbum Motomami, da cantora espanhola Rosalía. Citando em suas canções importantes grifes, como Fendi e Versace, não só o álbum como toda a estética que une sensualidade e esse toque motoqueiro tornaram-se tendência.

Algumas marcas já trouxeram esse visual em temporadas passadas, como o Outono/ Inverno 2022 da Balmain e Dior, enquanto a Chanel adaptou a estética para um visual mais clean. A brasileira Bold Strap também deu o que falar com a coleção Bold Ride, no São Paulo Fashion Week do começo deste ano.

Mas se engana quem acha que a trend ficou batida. Nesta temporada marcas como Acne e Gucci trouxeram modelos inspirados na estética, enquanto a Versace trouxe quase todos os seus modelos com algum, detalhe, seja ele em couro, com aplique de spikes ou modelos biker.

Direto do fundo do mar

Se 2022 foi o ano da Barbie, ano que vem promete ser a vez das sereias. Materiais holográficos, textura de escama, tons saturados e muita pérola apareceram em alguns desfiles e nos fizerem questionar se é o alerta de um novo core.

Essa tendência já apareceu timidamente no TikTok em 2020, com o nome “coconut girl”. Ela tem como inspiração os verões nostálgicos em que pedalamos nas praias do Havaí com surfistas e coqueiros à beira-mar, onde o sorvete nunca acaba. E como nada na moda surge (ou reaparece) por acaso, essa estética está muito ligada à volta dos anos 2000. Quem viveu sabe que o maior sonho da vida era ser uma das H2O meninas sereias.

Este ano foi divulgado o trailer do live action da Pequena Sereia que tem previsão para o lançamento em 2023, e assim como o filme da Barbie, impacta diretamente na estética da moda. A Gucci, por exemplo, apostou nas pérolas como protagonista, tornando-se ornamentos e até apliques nas peças, enquanto David Koma brincou ora com modelos holográficos e botas com escamas, ora com detalhes marítimos, como estrela do mar e conchas. A maquiagem também teve destaque holográfico.

Maxi Bag

E já que estamos falando em funcionalidade, as maxi bags também marcaram presença nas passarelas. Nos mais variados modelos, elas apareceram em intrecciato na Bottega Veneta, como tote bag na Prada, em crossbody no Salvatore Ferragamo e até em nylon na Chopova Lowena.

Bolsa como Acessório

Por mais que as maxi bags tenham feito barulho, as mini não desaparecem, ganhando novas formas de uso. Elas foram utilizadas como colar nas passarelas da Fendi e Giorgio Armani. Já na Salvatore Ferragamo e na Versace, elas apareceram imitando pulseiras e braceletes.

Enquanto isso, teve quem apostou nas mini bags da forma mais tradicional, com função de bolsa. A Gucci apostou na peça como crossbody e JW Anderson utilizou como handbag.

Metalizado

Quem pensou que o metalizado era uma tendência passageira, errou. Já falamos por aqui de como a tendência do metalizado tem relação com as nossas dúvidas e incertezas em relação ao futuro.

O metalizado se fez presente nas passarelas de Giorgio Armani, JW Anderson, Diesel e até na brasileira desfilada em Londres, Simone Rocha.

Utilitarismo

Nós já falamos como o GorpCore se tornou trend durante a pandemia e continua marcando sua presença no street style. Nesta temporada, o nylon continua aparecendo, junto com calças cargo cheias de bolsos e mais outras roupas utilitárias.

Os destaques ficam para a Balenciaga, que desfilou em um cenário de lama fazendo referência à Guerra dos Refugiados, com seu colete cheio de bolsos; a capa de chuva em nylon da Hermés e o macacão cheio de bolsos da Stella McCartney.

Romantismo

O amor está no ar! Depois do boom de serotonina com o mood dopamina exalando misturas de cores, chegou a vez do romântico. Os detalhes em coração apareceram nas bolsas de Vivienne Westwood e Moschino, enquanto Carolina Herrera misturou modelagens com mangas bufantes e cinturas marcadas em tons neutros com estampas florais nas bolsas e cintos. Usariam?

Artesanal

O toque artesanal não pode faltar em um desfile de verão, e a ráfia foi a grande protagonista nesta temporada. Ela apareceu nas maxi bags da Max Mara, enquanto a Dior apostou em modelos com uma pegada mais artesanal e delicada. A Balmain apostou em modelos mais clássicos com uma pegada estruturada e imponente, como a sua bolsa em madeira. Aqui, destaca-se o cinto de corda entrelaçada em fio encerado.